Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi

Este é um espaço dinâmico e bastante visitado por conter peças de arte, cultura, etimologia, documentos, realizando visitas guiadas por profissionais habilitados e preparados, bem como pela realização de projetos específicos.

O Museu de Flores da Cunha, fundado em 1976, funcionava, inicialmente, numa das salas térreas do salão paroquial. A partir de 1986 passou a ocupar o atual prédio, estando em ação para que conhecimentos passados de geração para geração sejam efetivados.
O espaço que abriga o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi (MAHPR), construído em 1942, na administração do então prefeito Otto Bélgio Trindade, era sede da prefeitura até 1985. Conta com subsolo e mais dois andares, abrigando cerca de 2.500 peças na exposição permanente, que representam distintas áreas que compõem o cenário dos saberes e fazeres do antigamente, tendo como protagonistas os imigrantes italianos e primeiros descendentes. Conservar, resguardar e revitalizar um bem cultural é manter viva a memória dos antepassados.
Diariamente, sem fechar ao meio-dia, o MAHPR recebe visitantes locais e turistas, alunos e professores que prestigiam exposições de arte e acervo. Descendentes de outras cidades e Estados costumam vir em busca de informações sobre antepassados e visualizar objetos que a eles pertenceram, além de procurarem por literatura sobre a história do município. Um fato que desperta atenção é o grande número de pais e avós que levam crianças de tenra idade para conhecerem o Museu a pedido das próprias crianças. 
O Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, órgão da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Flores da Cunha, é um espaço dinâmico e bastante visitado por conter peças de arte, cultura, etimologia, documentos, realizando visitas guiadas por profissionais habilitados e preparados, bem como pela realização de projetos específicos. Disponibiliza também de página no Facebook com informações, curiosidades, fatos e feitos que envolvem o município desde o ano de 1887, quando ainda era distrito de Caxias do Sul.
Neste ano, o Museu foi totalmente reestruturado internamente, na mudança de expografia, aquisição e colocação de peças, organização, manutenção e pintura. No segundo piso do prédio funciona a Biblioteca Pública Érico Veríssimo, que conta com 19 mil livros disponibilizados aos frequentes leitores.
Para comemorar os 94 anos de emancipação política de Flores da Cunha e valorizar a preservação do patrimônio cultural da cidade, estaremos, com a Associação Amigos do Museu, promovendo curso aberto à comunidade, que terá início em 15 de maio, a partir das 19h, no Espaço Cultural São José, com apresentação do documentário Vozes do Tempo, a história dos nossos antepassados, seguido de outros dois encontros, onde estará em pauta História Oral – Preservação e aplicabilidade; e Banco de Dados – Critérios de aquisição, descarte e conservação. Convidamos toda a população a participar.