Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Legados da Família Oliboni

Em 1958 fundou a Manufatura de Couros Oliboni e, hoje, o Parque de Rodeios da cidade intitula-se Antonio Dante Oliboni em sua homenagem 

Era final do século XIX quando o pai de Anacleto Oliboni, Giuseppe, migrava da Itália para o Brasil e se estabelecia nestas terras. Anacleto nasceu em 1888 e casou-se com Estela Rebechi, nascida em 1892. O casal teve 7 filhos sendo eles: Angelo, Dorival Francisco, João, Antonio Dante, Gentil, Clemência e Josefina. Estabeleceram-se em local onde funcionou a Granja União. Também proprietários de outras áreas nos arredores do Travesão Rondelli, mantinham em plena atividade o matadouro dos Oliboni. Desde cedo, a família dedicou seus afazeres voltados ao abate de gado, açougues e excelência no quesito qualidade de carnes bovinas, com grande demanda de  comercialização.  
Dos filhos de Anacleto, Clemência e Josefina casaram e foram residir em Esmeralda, ainda jovens. Além delas, o irmão Antonio Dante, dos 8 aos 18 anos de idade, morou com a mana Clemência. Após esse período, foi requisitado para atuar na guarda da escolta presidencial de Getúlio Vargas, durante a Segunda Guerra Mundial, no Palácio do Catete (RJ).  Mais tarde, em 1958, voltou para Flores da Cunha e fundou a Manufatura de Couros Oliboni. Hoje, o Parque de Rodeios da cidade intitula-se Antonio Dante Oliboni em sua homenagem. 
Os irmãos Angelo, João e Dorival Francisco muito se destacaram no setor de carnes. Além de mercados e comércio de alimentos gerenciados por Gentil Oliboni, em Caxias do Sul. 
A família costumava reunir seus inúmeros integrantes nas áreas com abundância de águas cristalinas para atividades recreativas. Lá, em meio a árvores nativas e gramados verdejantes, costumavam churrasquear e comemorar eventos festivos. Espaço que, posteriormente, foi vendido para a efetivação da Sociedade Recreativa Aquarius, que teve participação ativa de Odacyr Luiz Busetti (in memoriam),  genro de João Oliboni. Odacyr foi sócio-fundador e primeiro presidente da Aquarius, clube campestre fundado em 1º de maio de 1972 e que hoje conta com mais de 3,5mil associados e dependentes. 
‘Churrasco no Bosque’, assim eram designados os domingos pela família Oliboni. Contava Odacyr, que em uma das árvores mais altas do local havia um sino de ferro. O mesmo servia para sinalizar aos participantes que o almoço estava à mesa, então, churrasco, vinhos e o banquete de sobremesas da melhor qualidade faziam a distinção no encontro. Família numerosa, plena de filhas e noras dotadas de capricho, requinte, habilidades, elegância e bom gosto, cujos vestígios ainda se fazem sentir, a exemplo do cuidado dispensado com detalhes e aprumo no Hotel Fiorio, gerenciado por Viviane e a mãe, Helena Oliboni Fiorio, sempre elogiado por seus hóspedes pela impecabilidade do local. 
Descendentes de diferentes gerações que se dedicaram à política, educação, saúde, psicologia, odontologia, literatura, culinária, comércio de alimentos, comércio de automóveis, madeireiras, indústria, serviços, aqui e noutras cidades. Gente bonita, bom trato, respeitosos, dotados de educação e gentilezas.
Destaco o bisneto de Anacleto, João, o gaúcho, quinta geração de açougueiros que traz no sangue o gosto pela arte do churrasco. Ficou reconhecido em eventos de famílias do meio empresarial e artístico, aonde realizava trabalhos personalizados para famosos ligados à música sertaneja e aos esportes. Workshop João Oliboni – carnes especiais – Tradição desde 1938. Assim, o filho de Neusa e Antoninho levou o nome da família Oliboni Brasil afora. João, neto do vice-prefeito de Flores da Cunha, João Oliboni, gestão 1947-1951, quando prefeito e vice podiam pertencer a partidos diferentes e, assim, os mais votados assumiam o cargo, ocasião em que Pedro Rossi foi o primeiro prefeito eleito democraticamente. 
Ressalto também a atuação de Heleno José Oliboni (in memoriam) como prefeito de Flores da Cunha em duas gestões. Gentilmente colaborou, através de depoimentos com o projeto ‘Vozes do Tempo’,  para que a história de nossa terra e da nossa gente fosse perpetuada. Agradecimentos também a Luiz Carlos Oliboni, da Terraplanagens Oliboni, e ao Alfeu Oliboni, por terem concedido informações aqui contidas.