Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Encanto

O ser humano dispõe da possibilidade do encantamento, sendo diversos os motivos que levam ao sublime estado de graça.

Temos o dom de nos encantar por meio da música, da poesia, da tonalidade singular da flor que nem sempre é a que está no jardim da nossa casa, da elegância das orquídeas, do aroma primaveril, da tela do artista, da forma escultural da morena Rosa, do pôr de sol cor de fogo, do infinito escondido no horizonte, das virtudes das estrelas que habitam próximo ao barulho das águas dançantes, do colorido e sabor das frutas e do detalhe das espécies moldadas pela mãe natureza, mas é além das particularidades da natureza que nos cerca que faz com que sensações sejam provocadas para o despertar de grandes emoções.
O enamorar-se é um estado de espírito eloquente que pode nos trair quando pegos de surpresa por meio dos que atingem o espaço mais reservado, fazendo dele o alvo certeiro para a flecha de Eros. Esses motivos são encontrados nos supermercados da vida. Nos pegam distraídos e podem deixar marcas profundas quando se transformam em sonhos que aguçam fantasias e imaginações e quando nos fazem viajar por mundos estranhos e desconhecidos, plenos de ilusões e utopias, capazes de distorcer realidades. 
Ele se esconde atrás de um sorriso, um jeito de falar, um balanço diferente no andar, um olhar, uma palavra, um tom de pele, uma habilidade. A sensibilidade faz com que cada um acione de forma mágica o seu código de barras. O encanto é mistério quando não compreendemos porque alguém mexeu conosco a ponto de transformar o equilíbrio em desequilíbrio.
O deixar maravilhar-se traz momentos de felicidade, alegria, prazer por meio das coisas simples, da casualidade e do que o destino reserva. Ele faz com que as mais belas ações aconteçam e grandes feitos se concretizem. Faz com que a espiritualidade avance para a transcendência. Faz com que o poeta registre imagens que se transformam em versos, o pintor amplie as cores do arco-íris e o artista brinque com as notas musicais. 
O encanto existe para que, pelo acaso, se adoce a alma, se evidenciem belezas, surjam paixões e haja harmonia entre os seres envoltos pela natureza. Desconhecemos seus mistérios e não sabemos quando seremos seduzidos, maravilhados e arrebatados por algo ou alguém que nos deixe enfeitiçados. Quando motivados por ele, agradáveis sensações persistem a cada amanhecer, fazendo com que a menina dos olhos fique atenta às singularidades para fotografar sutilezas e detalhes, que nos fazem despertar para o constante estado de euforia interior.