Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Encantamentos

Meu desejo é que tudo conspire a favor, para que o humano seja valorizado em aspectos inerentes ao que somos, pertencemos e queremos

Meu desejo é que tudo conspire a favor, para que o humano seja valorizado em aspectos inerentes ao que somos, pertencemos e queremos. Que os sorrisos não sejam apenas cumprimento e os contatos, simples interesses.
Na última semana, estive junto à gerência do Supermercado Vermelhão, do qual sou cliente desde os anos 70. Em conversa com Milene e Francine, presenciei funcionários reunidos para cantar parabéns a aniversariante Adelina, que foi chamada das férias para ser homenageada. Na mesma tarde, entre uma história e outra, fui convidada a ver o Instagram da empresa, onde há fotos antigas com a história e trajetória dos personagens do mercado. De imediato, percebi a atitude humanizadora, de valia para muita gente, direta e indiretamente envolvida. Satisfeita fiquei, por ver pessoas acolhendo outras, proporcionando a elas o sentimento de pertença. O pertencimento a grupos, culturas, meio, história e comunidade, importante em cidades grandes, pequenas e todo lugar.
No mês da criança, ao cruzar pela Trento Materiais Elétricos, a vitrine chamou atenção. Nela, havia painéis com fotos de funcionários e alguns dos seus brinquedos enquanto pequenos. Singela e bela homenagem a eles e aos infantes da cidade, feita de dentro para fora, não o inverso, nem o revés. Fotografei a cena e guardei o ato em minha memória para aqui registrar.
Final de semana tem brilho quando circulo pelos recantos do Villa Romana. Segurança, beleza e natureza fazem parte do espaço que oferece opções de lazer. Pensado por visionários, onde muitos passeiam na grande área do pequeno paraíso, sem custos ou barreiras. No último domingo, presenciei três futuras mamães e seus fotógrafos registrando seus momentos. Jovens casais levando seus recém-nascidos para tomar sol em companhia de seus pets. Jovens patinando, outros conversando, famílias convivendo em pequenos grupos.
Ao longo dos últimos meses, foi aprazível ver o Tenor Giovanni Marquezeli realizar lives da sacada do prédio aonde reside, na companhia da filha Catarina, entoando as italianíssimas. Também assistir o grupo de danças, no evento Janelas da Dança, no prédio da Mahaila. Ver o Parla Tallian com Rita, Ivo, Maria, Maurício e Alex através do Facebook. Momentos únicos de sucesso garantido nas diferentes maneiras de fazer arte. Arte que serve para encantar a alma das pessoas.
Pequenos gestos, grandes atitudes, pequenos feitos de grande valor. Valor para humanizar, acalantar, aproximar. A vida passa, os afetos permanecem. O que tramita pelas emoções e sensações fica na memória afetiva. O caminho segue, as lembranças cruzam e se reencontram. As pessoas vão e o memoriável volta quando o outro deu atenção a alguém ou alguns. Que possamos juntos promover ações interligadas na prática da boa convivência, com mais empatia e leveza, mais coletividade, menos competição, menos críticas, mais complacência. Façamos algo produtivo em prol do bem estar de todos, com mais alma e menos matéria.