Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Carro alegórico homenageia personagens da cidade (Parte II)

Uma homenagem a alguns dos personagens que se destacaram na cidade foi prestada pela equipe CDL durante gincana comemorativa aos 95 anos de Flores da Cunha

Na gincana comemorativa aos 95 anos de emancipação de Flores da Cunha, ocorrida em maio desse ano, a equipe da CDL prestou singela homenagem a alguns dos personagens que se destacaram na cidade. Foram eles:

Frei Eugenio Brugalli – nasceu em 16 de abril de 1900, em Garibaldi. Em Flores da Cunha, permaneceu como sacerdote, de 22/03/1936 a 12/01/1958. Por 22 anos foi importante líder na comunidade. É homenageado com um busto em bronze que fica em frente ao campanário. Frei Eugenio faleceu no ano de 1966.

Frei Salvador Pinzeta – Hermínio Pinzetta (Frei Salvador) nasceu em Casca, em 1911. Em 1944 ingressou na vida religiosa dos Freis Capuchinhos e veio para Flores da Cunha. Ficou mais conhecido pela população como ministro da eucaristia para os enfermos. Após sua morte, em 1972, o lugar onde fazia suas orações e plantações, cujos produtos destinava aos pobres, (Eremitério Frei Salvador) passou a ser frequentado por pessoas que atribuem a ele graças alcançadas. Há poucos dias, o Papa Francisco assinou um decreto que reconhece, oficialmente, Frei Salvador como venerável. Próxima etapa é confirmar a realização de um milagre para que se torne um beato.

Alberto Matitoni –  chegou em Flores da Cunha em 1952. Casado com Santina Mattioni, trabalhou na Subestação de Enologia, antigo campo experimental, orientando agricultores no cultivo de uvas. Fundou o Lions Club em 1960. Criou o grupo de escoteiros. Atuou no esporte com o Clube São Luiz e Clube Independente. Ajudou a criar o símbolo de Flores da Cunha, o galo. Atuou no Camping da Vindima. Faleceu em 1982. Foi de intensa participação em eventos sociais como baile de debutantes, escolha de rainhas de clubes e Fenavindima. Hoje o grupo de escoteiros da cidade leva seu nome.

Dr. Antonio Tassis Gonzales – descendente de espanhóis, filho do cônsul da Espanha, nasceu em Santana do Livramento em 23 de junho de 1914, morreu em 19 de julho de 1985 em Flores da Cunha, tendo dedicado a vida à medicina e à saúde dos florenses além da política, tendo sido prefeito e vice-prefeito da cidade.

Eloy Kunz – o empresário Eloy Kunz foi um dos pioneiros a usar o galo como instrumento de marketing através do uísque Cockland e da Pousada Galo Vermelho, inaugurada em 1973 e conhecida nacionalmente quando recebia turistas de todo país.