Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Carro alegórico homenageia personagens da cidade (Parte I)

Na gincana comemorativa aos 95 anos de emancipação de Flores da Cunha, Equipe do CDL prestou singela homenagem a alguns dos personagens que se destacaram na cidade

Na gincana comemorativa aos 95 anos de emancipação de Flores da Cunha ocorrida em maio desse ano, a Equipe do CDL prestou singela homenagem a alguns dos personagens que se destacaram na cidade. Povo que tem memória registra em sua história fatos, feitos e pessoas que ajudaram a construir e conquistar a potência que somos na Serra Gaúcha.
Aqui seguem alguns dos homenageados: Capitão Joaquim Mascarello – primeiro intendente de Nova Trento. Permaneceu no cargo de maio de 1924 a novembro de 1930. Liderou o movimento emancipatório de Nova Trento. 
Maria Dal Conte – nascida em 1884, em Veneza, veio para o Brasil com os pais e estabeleceu-se em Nova Trento em 1889. Estudou na escola São José e, aos 16 anos, formava um grupo musical com outros três irmãos. Atuava com a música, igreja, corais, festas comunitárias, trabalhos manuais e teatro. Orientada por José Galean Blasco, foi professora e diretora da atual Escola de Ensino Médio Frei Caneca por quinze anos. Exerceu grande liderança em Flores da Cunha. Hoje leva nome de rua em homenagem póstuma. Faleceu aos 83 anos de idade em1967. 
Maria Della Costa – nossa estrela maior nasceu em Nova Roma em 1 de janeiro de 1926. Aos 14 anos foi morar em Porto Alegre com a mãe Ermelinda. Foi encaminhada aos palcos por sua beleza pelo fotógrafo dos artistas e conterrâneo João Carraro e por um jornalista da revista O Globo de Porto Alegre. Mais tarde foi para o teatro onde pisou e atuou nos palcos do mundo, bem como em novelas da Rede Globo. Participou de desfiles da Fenavindima, visitou a terra natal e em 2007, ao completar 50 anos de carreira, foi homenageada com a inauguração do Espaço Maria Della Costa, junto ao Parque da Vindima. Gentille Maria Marchioro Della Costa Poloni, ou simplesmente Maria Della Costa, é reconhecida por ser a atriz com o maior repertório de peças de teatro de qualidade. Em seu currículo encenou Sartre, Gorki, Federico Garcia Lorca, Brecht, Lonesco, Guarnieri, Plinio Marcos, Flávio Rangel, Antunes Filho, entre outros. Em 1954, Maria Della Costa e Sandro Polloni fundaram o teatro Maria Della Costa em São Paulo. Através dele, passaram os melhores atores e atrizes do teatro brasileiro, bem como importantes coreógrafos. Maria faleceu no ano de 2015 aos 89 anos de idade.