Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Arte na escola

Interpretação, dança, cenário, música, canto, cores e amores foram mesclados aos aplausos de famílias e convidados da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael e Escola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca

O palco ganhou vida quando projetos especiais desenvolvidos em escolas culminaram com o encantamento proporcionado por alunos que, num passe de mágica, se transformaram em atores e atrizes, dando espaço à arte de encenar. Interpretação, dança, cenário, música, canto, cores e amores foram mesclados aos aplausos de famílias e convidados da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael e Escola Estadual de Ensino Médio Frei Caneca, por meio de belíssimas apresentações realizadas no salão paroquial nos meses de outubro e novembro. 
Juntamente com colegas ligados à arte, fui agraciada com a possibilidade de dividir momentos únicos na presença de centenas de pessoas que ovacionaram a literatura no tablado, numa ampla cadeia de interações e emoções. Tanto o XXIV Festival da Poesia e o XI Salão Poético da Escola São Rafael, quanto o 3º Festival Cultural da Escola Frei Caneca, merecem destaque e méritos. 
Sabemos que, o que passa pela alma jamais será esquecido, portanto esses trabalhos realizados por professores com garra são muito especiais para cada um dos envolvidos no processo da aprendizagem. Momentos que serão eternizados no íntimo de cada um dos que subiram ao palco, dividindo experiências e exposição à própria vida, ágeis como um dedilhar na execução de uma canção. Atividades que desenvolvem inteligências múltiplas, que tornam as escolas mais humanas, ações para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, desencadeando habilidades necessárias para o melhor viver.
 Sala de aula, espaço templário, onde pensamentos criam realidades. Chão de interações e produções, astros e estrelas, auras emocionais e diversidades, conquistas e lutas, tomada de consciência, decisões e resistências, verbos em todos os tempos. Lugar de ciência e crença, números e numerais, palavras e letras em pauta, fórmulas e ajustes em consonância, prosa e verso aos ventos, meninos e meninas em jogos, homens e mulheres em crescimento. Ambiente onde máquinas jamais substituirão o humano, em especial, o professor competente, criativo, que gosta de pessoas, que derruba muros e constrói pontes a cada ação bem sucedida em sua escola.  
Parabéns alunos, professores e envolvidos nesses eventos fantásticos, plenos de sucesso que foram apresentados para o deleite dos jurados, convidados e comunidade. Agradecemos por terem nos mostrado que ainda vale a pena acreditar e sonhar com o que há de melhor, fazendo acontecer no aqui e agora, sem escrúpulos nem ressentimentos, de mansinho, bem de pertinho, vibrando no peito de toda gente.