Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

A essência do tempo

O tempo, envolto em sua própria essência, parece ser solução e ter efeito de remédio para grande parte dos problemas da humanidade

O tempo, envolto em sua própria essência, parece ser solução e ter efeito de remédio para grande parte dos problemas da humanidade. Há um dito popular que versa: “O tempo é o melhor remédio”. E pelo jeito, melhor remédio para tudo, já que a frase não se conclui.
O tempo permite que um feto cresça, que os dentes de leite surjam e depois caiam. Permite que a natureza vivencie as estações do ano, que a fruta amadureça, assim como o ser humano evolui por meio das fases da vida.
O tempo possibilita que se aliviem as dores por desamor, por perdas ou traições. Quem não as teve? Mas o tempo não permite que se apague do coração a tristeza provocada por estes fatos ou pelas ausências, que deixam apenas os rastros da saudade como herança.
O tempo, e somente ele, por sua excelência, mostra que aprendemos e crescemos por meio da dor e das dificuldades que a vida apresenta para nos lapidar. Enquanto não houver aceitação e superação desse estado de espírito, estaremos presos e atraídos por vibrações negativas, que continuarão a nos rodear.
O tempo em sua essência vai muito além do que é registrado em calendários. É grandioso, perpetua expectativas, concretiza sonhos, transforma realidades, provoca frustrações. Ele oportuniza ampliar conhecimentos, atingir maturidade e adquirir experiências. Comprova que não podemos usar a palavra ‘nunca’, porque cedo ou tarde seremos surpreendidos pelas circunstâncias da vida.
O tempo engole e devora, mas por meio dele, também renovamos e renascemos a cada dia que passa, pois nunca somos os mesmos de antes. Com o seu passar, somos jogados para frente, assim como o relógio faz com os ponteiros. Ficamos mais velhos fisicamente, mas nos tornamos mais sábios. Alguns o determinam para trilhar estradas, outros levam uma vida e não encontram a direção para seguir as setas do caminho.
Para alguns a maturidade chega com a idade adulta, para outros a velhice não basta para comandar seus atos com coerência.
Apesar da sua soberania e poder, também pode inexistir, porque de um momento para outro passa a não contar. Em segundos, viajamos com o pensamento para qualquer fato registrado em nossa mente. É possível viajar para a infância, passear pela adolescência e caminhar pela maturidade, em fração de segundos. Este parece ser o grande mistério da existência.