Márcio de Oliveira

Márcio de Oliveira

Curiosidades Em Série

Especialista em Comunicação Digital na Duo Studio Interativo, ator no grupo Fulanos de Tal e Youtuber no canal Curiosidades em Série.

Desde o segundo semestre de 2022, faz parte do clube de criadores do Globoplay.

Sempre atento a tudo o que acontece na internet, sabe dizer a origem dos memes e é viciado em séries.

Contatos

Por que você deveria assistir ‘The Good Doctor’?

A trama mostra o desenvolvimento profissional de um jovem no espectro autista, que também apresenta Síndrome de Savant na carreira de medicina

The Good Doctor é uma série do canal ABC, dos EUA, e ficou bastante popular no Brasil, depois que entrou para o catálogo do Globoplay e na programação da Rede Globo. 
A trama mostra o desenvolvimento profissional de um jovem no espectro autista, que também apresenta Síndrome de Savant na carreira de medicina. Se você ainda não assistiu, nesta coluna, listo alguns motivos para dar uma chance para a série. Confira:

1. Não é só mais uma série médica
‘The Good Doctor’ não mostra apenas os dramas dentro de um hospital, mas também as amizades, falsidades, os pacientes, as mortes e muito mais. Mas ter um protagonista autista é um grande diferencial. A história se desenvolve de uma forma que talvez nunca tivéssemos pensado antes. 

2. Debates atuais e necessários
Além do preconceito com pessoas dentro do espectro autista, a série retrata outras dificuldades enfrentadas no hospital. Semelhantemente, tais empecilhos poderiam ser adaptados para qualquer profissão. Entre eles estão questões como racismo, machismo, agressão sexual, homofobia e transfobia, seja por meio da equipe médica ou de pacientes. 

3. É estrelada por Freddie Highmore
Na pele do Dr. Shaun Murphy temos o ator Freddie Highmore. Com certeza você já viu ele em grandes obras, como ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’ e na série ‘Bates Motel’. Com personagens tão diferentes, o ator mostra suas habilidades versáteis de conseguir encarar qualquer papel que lhe seja dado e entregar resultados exuberantes em todos eles.

4. Tem ótimos efeitos visuais
Eventualmente surge um problema médico sem saída com algum dos pacientes. Nessas horas, Shaun centraliza todo o seu conhecimento técnico a fim de encontrar uma solução. Vale lembrar que ele tem Savantismo, distúrbio que se apresenta em seu portador como um déficit de inteligência aliado a grande habilidade intelectual e de memória espetacular. Tal distúrbio pode não ser o mais prático ou viável para a equipe, mas é muito eficiente na resolução dos diagnósticos. 

5. É baseada em um drama coreano
Nem de filme, nem de livro. A série surgiu do drama coreano homônimo, transmitido originalmente na Coreia do Sul entre os meses de agosto e outubro de 2013, e teve apenas uma temporada.