Márcio de Oliveira

Márcio de Oliveira

Curiosidades Em Série

Especialista em Comunicação Digital na Duo Studio Interativo, ator no grupo Fulanos de Tal e Youtuber no canal Curiosidades em Série.

Desde o segundo semestre de 2022, faz parte do clube de criadores do Globoplay.

Sempre atento a tudo o que acontece na internet, sabe dizer a origem dos memes e é viciado em séries.

Contatos

O retorno dos seriados japoneses

Muito tempo antes de Power Rangers fazer sucesso no Brasil, quem foi criança ou adolescente na década de 1990 foi impactado pelas séries japonesas chamadas de ‘Tokusatsus’

Muito tempo antes de Power Rangers fazer sucesso no Brasil, quem foi criança ou adolescente na década de 1990 foi impactado pelas séries japonesas chamadas de ‘Tokusatsus’. Trata-se de seriados em live-action com super-heróis, equipes equipadas com naves espaciais, superpoderes, robôs gigantes e todos os apetrechos tecnológicos que tem direito. As séries com aventuras solo, com um herói principal ou com pequenas equipes, são conhecidas como ‘Metal Hero’; e as séries com as equipes com heróis coloridos (estilo Power Rangers), são as chamadas Super Sentais. E agora, essas séries estão de volta à televisão brasileira e promete conquistar novos públicos, ao mesmo tempo, em que desperta aquela nostalgia nos adultos que cresceram assistindo essas séries. Conheça (ou relembre) um pouco mais sobre elas:

O Fantástico Jaspion

É uma série no estilo metal hero. Conta até hoje com um grande número de fãs em todo o mundo. O seriado acompanha a saga épica de um órfão que está destinado a combater o demônio Satan Goss e proteger a paz na via láctea. Ele precisa encontrar as 5 crianças irradiadas pela luz, a chave para derrotar o seu inimigo. O ator é bastante conhecido do público brasileiro, tendo participado de alguns talk shows, como o do Jô Soares e já prometeu um remake da famosa série, claro, com um elenco mais jovem. Quem sabe ele não acaba fazendo uma participação!


Esquadrão Relâmpago Changeman

Foi o primeiro grupo de Super Sentai que chegou ao Brasil, em 1988. A trama gira em torno de cinco jovens militares que são escolhidos pela misteriosa Força Terrestre para defender a Terra de uma invasão alienígena. Assim, os jovens são presenteados com os poderes dos animais lendários: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix. Quando foi exibida na antiga Rede Manchete, a série foi extremamente popular, chegando a competir com novelas da Rede Globo no horário nobre.

Jiraya: o incrível Ninja

Teve sua estreia um ano depois, em 1989, fazendo grande sucesso na década de 1990. O enredo conta a história de um guerreiro ninja que foi treinado pelo seu pai adotivo, um sábio mestre das artes marciais, para ser seu sucessor na luta contra o maligno clã da Família de Feiticeiros. Muitos dos apetrechos do heróis ganharam nomes que não existem no original japonês, como a “Espada Olímpica”. A dublagem brasileira já comentou em entrevistas que achavam que o herói precisava de uma frase de impacto na hora de derrotar o inimigo, por isso criaram esse bordão.

As séries são exibidas aos domingos na Band, dentro do programa Mundo Animado, sempre às 10h30min.