Márcio de Oliveira

Márcio de Oliveira

Curiosidades Em Série

Especialista em Comunicação Digital na Duo Studio Interativo, ator no grupo Fulanos de Tal e Youtuber no canal Curiosidades em Série.

Desde o segundo semestre de 2022, faz parte do clube de criadores do Globoplay.

Sempre atento a tudo o que acontece na internet, sabe dizer a origem dos memes e é viciado em séries.

Contatos

Línguas fictícias criadas para as séries

Nós que somos fãs de séries, podemos ter contato com outras culturas e até outros idiomas, mesmo que existam apenas na ficção

Nós que somos fãs de séries, podemos ter contato com outras culturas e até outros idiomas, mesmo que existam apenas na ficção. Por isso, nesta coluna, eu trago alguns idiomas que foram criados especialmente para compor os universos das séries. Confira:

Klingon – Star Trek
Esta língua foi criada por Marc Okrand exclusivamente para a série Star Trek. Ele tinha o desejo de criar um ambiente completamente diferente, no qual o público sentisse que os protagonistas estavam realmente comunicando com espécies de outras galáxias.
Klingon tem sido tão divulgado no mundo, nas últimas décadas, que é considerada a língua ficcional mais importante da atualidade. Tem um vocabulário amplo e tem até aulas no app de idiomas Duolingo. Ganhou bastante popularidade também por conta da série The Big Bang Theory.

Dothraki – Game of Thrones
Foi criado misturando diferentes idiomas falados na Turquia, Quênia, Canadá e Estônia. Embora, originalmente, tenha sido criado para pequenos trechos dos livros de George R. R. Marin, hoje existem mais de 3 mil palavras que você pode aprender em diferentes cursos de idiomas na internet (também no Duolingo). A Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, também ensina essa língua.

Kryptoniano – Superman & Lois
O universo do Superman já foi explorado em diversas produções, mas, atualmente, se destaca com a série Superman & Lois. A língua mãe do homem de aço é o Kryptoniano.
Para tornar a história mais interessante, os escritores criaram um alfabeto de 26 letras e 9 números que seriam interpretados pelos leitores graças a uma tabela com a qual poderiam substituir os símbolos das letras correspondentes.
É nos filmes e séries que podemos ouvir a família Kryptoniana pronunciar algumas palavras em sua língua nativa, porém, a linguagem é usada mais como simbologia.

Trigedasleng – The 100
A língua é uma derivação do inglês americano. Foi criada por David J. Peterson, o mesmo que criou as línguas Dothraki e Valiriano, em Game of Thrones. Quando ele criou a língua dos terrestres para a série The 100, ele idealizou um sistema fonético que refletisse as mudanças do inglês atual para o Trigedasleng. Por exemplo a palavra “I” (“eu” em português) se transforma em “Ai”, com a mesma pronúncia, porém com a escrita diferente.