Márcio de Oliveira

Márcio de Oliveira

Curiosidades Em Série

Especialista em Comunicação Digital na Duo Studio Interativo, ator no grupo Fulanos de Tal e Youtuber no canal Curiosidades em Série.

Desde o segundo semestre de 2022, faz parte do clube de criadores do Globoplay.

Sempre atento a tudo o que acontece na internet, sabe dizer a origem dos memes e é viciado em séries.

Contatos

A lenda do Rei Arthur com uma nova perspectiva

Série Cursed - A Lenda do Lago, estrelada pela atriz Catherine Langford, já está disponível no Netflix

Tem novidade chegando na Netflix. É a série Cursed - A Lenda do Lago, estrelada pela atriz Catherine Langford, que ficou conhecida por ter interpretado a personagem Hanna Becker em 13 Reasons Why.

A trama
A base da história principal faz uma releitura das lendas do Rei Arthur. E vamos ver os elementos clássicos da saga, como o mago Merlin, a espada Excalibur e o próprio Rei Arthur, mas com uma diferença: a série conta uma aventura sob o ponto de vista de uma garota chamada Nimue.

Adaptação literária
Na história original do Rei Arthur, a personagem Nimue é a Dama do Lago, uma fada que entrega a Excalibur ao Arthur e que possui uma complexa relação com Merlin (porque o mago era apaixonado por ela).
Já na série, a Nimue recebe a espada de sua mãe, quando ela está prestes a morrer, e dá à filha a tarefa de levar a arma até Merlin. No caminho, conhece o mercenário Arthur e, em meio a isso, precisa se desvencilhar dos Paladinos Vermelhos, um grupo de fanáticos religiosos, e do Rei Uther Pendragon.
A série foi inspirada em uma obra dos quadrinhos de mesmo nome escrito por Tom Wheeler e ilustrado por Frank Miller (que é autor de grandes clássicos como Batman – O Cavaleiro das Trevas, 300 e Sin City). A dupla também cuidou da produção executiva da série. A ideia para a série surgiu da própria Netflix que encomendou deles um roteiro que foi aprovado de cara e eles já contaram que as duas mídias saíram quase ao mesmo tempo. Os quadrinhos saíram ano passado e a produção da série já estava pronta, antes do fim do ano.

Locações
Para fazer nós, o público, nos envolvermos cada vez mais com a história ao longo dos episódios, as locações para as filmagens foram bem estudadas e analisadas. As filmagens aconteceram em países como Inglaterra e País de Gales, porque lá estão disponíveis inúmeros castelos antigos e florestas.

Protagonismo feminino e outros temas
Wheller contou que quis dar o protagonismo a uma garota, pois inspirou a Nimue na filha dele. Ele contou também que gostaria que a filha dele visse a história e se identificasse com a heroína, da mesma forma em que ele se identificava com o Rei Arthur quando lia as histórias dele. Eles também citaram que várias mulheres ajudaram a compor o roteiro da série, para que a narrativa da Nimue fosse bem estruturada, sob o ponto de vista delas. Dentre elas, a série conta com produção executiva de Leila Gerstein, que já trabalhou em séries como Gossip Girl e The Handmaid`s Tale. Além de um protagonismo feminino, a série pretende discutir também assuntos como perseguição a minorias e a busca por justiça.

Elenco
Temos na equipe a Katherine Langford (13 Reasons Why) que lidera o elenco também composto por Devon Terrell como Arthur; Gustaf Skarsgård, o Floki de vikings como Merlin; Sebastian Armesto, como rei Uther Pendragon; Shalom Brune-Franklin como irmã Igraine; Matt Stokoe, como Gawain, o Cavaleiro Verde; Peter Mullan, como pai Carden; Daniel Sharman, como o monge chorão; e Emily Coates como irmã Iris.