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Telefonia e Bancos lideram ranking de empresas mais reclamadas

As empresas de telefonia fixa e móvel, aparelho celular, televisão por assinatura e internet lideram o ranking de reclamações nos Procons de 20 estados e do Distrito Federal.

As empresas de telefonia fixa e móvel, aparelho celular, televisão por assinatura e internet lideram o ranking de reclamações nos Procons de 20 estados e do Distrito Federal. O dado foi divulgado na quarta-feira, dia 02 e faz parte do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2009, organizado pela Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça. O cadastro apresenta a quantidade de reclamações resolvidas, as não atendidas e o total de demandas dos consumidores em números absolutos e percentuais. Em 2009, os Procons fizeram mais de 714 mil atendimentos, dos quais 104 mil se transformaram em reclamações. Dessas queixas registradas, 70% foram resolvidas e 30% não foram atendidas. O setor de telecomunicações, líder em reclamações, ficou com 39,4% das demandas. A OI -Brasil Telecom, teve o maior número (5.966), seguida pela Nokia (3.598). O segundo setor mais demandado nos Procons em 2009 foi o sistema financeiro – bancos, cartões de lojas e de crédito e financeiras – que somaram 21% das reclamações.