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Serviços bancários essenciais e gratuitos que a população não tem conhecimento

Em pesquisa realizada pelo Idec, oito de cada dez brasileiros não sabem que é possível usar serviços bancários sem pagar por eles

Em pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), oito de cada dez brasileiros não sabem que é possível usar serviços bancários sem pagar por eles, por serem “serviços essenciais”, que são imprescindíveis à livre movimentação da conta corrente ou poupança e que, por isso, devem ser oferecidos de graça. Abaixo seguem alguns dos serviços essenciais e gratuitos:
- Fornecimento de cartão com função de débito e segunda via nos casos de responsabilidade da instituição, como problemas técnicos com o plástico ou necessidade de atualização (inclusão de chip, por exemplo). A segunda via do cartão deve ser paga, quando a conta é gratuita, em caso de perda, roubo e danificação.
- Fornecimento de dez folhas de cheques por mês, desde que o correntista tenha os requisitos necessários à utilização de cheques.
- Realização de até quatro saques por mês, em guichês de caixa, inclusive por meio de cheque, ou em terminal de autoatendimento.
- Fornecimento de até dois extratos com a movimentação do mês em terminal de autoatendimento.
- Consultas via Internet (bankline).
- Duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês.
- Compensação de cheques e fornecimento ao cliente pessoa física, até 28 de fevereiro de cada ano, de extrato discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.