Mambrini Advogados Associados

Mambrini Advogados Associados

Espaço Jurídico

Contatos

Procedimento simplificado de exportação às empresas optantes pelo Simples

Tal medida se deu ao passo que, de acordo com informação do site da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, atualmente “as MPE representam 99% dos estabelecimentos privados não agrícolas e contribuem com mais de 50% dos empregos formais do país.

A Receita Federal publicou no dia 6 de dezembro de 2016, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa RFB 1.676/2016 que trata do procedimento simplificado de exportação destinado às microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional. O processo visa, além de unificar o registro das operações de exportação com a entrada única de dados e processo integrado entre os órgãos envolvidos, a facilitação no acompanhamento  do procedimento.
O procedimento simplificado ainda autoriza as empresas optantes pelo Simples, sem exigência de qualquer formalidade perante a Receita Federal, a contratação de um operador logístico habilitado pela própria Receita para realizarem exportações de sua responsabilidade. Poderão ser habilitados como operadores logísticos a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos; as empresas de transporte internacional expresso (courier) habilitadas pela Receita; e os transportadores certificados como ‘operadores econômicos autorizados’.
Tal medida se deu ao passo que, de acordo com informação do site da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, atualmente “as MPE representam 99% dos estabelecimentos privados não agrícolas e contribuem com mais de 50% dos empregos formais do país. Não obstante, são responsáveis por menos de 0,8% do valor total exportado pelo Brasil”. As normas preveem um procedimento simplificado e ágil, com benefícios para as micro e pequenas empresas. Além disso, é mais uma alternativa de internacionalização e maior inserção das empresas no Exterior, aquecendo novamente a economia.