Mambrini Advogados Associados

Mambrini Advogados Associados

Espaço Jurídico

Contatos

O direito de arrependimento para compras feitas na internet

Conforme a legislação prevê, o prazo estipulado para o consumidor desistir da compra a distância é de sete dias corridos

A internet vem sendo utilizada corriqueiramente não só para redes sociais, mas também para compras, as quais inclusive têm garantidos os direitos dos consumidores para os casos de trocas e problemas com o produto ou a entrega.
Conforme a legislação prevê, o prazo estipulado para o consumidor desistir da compra a distância é de sete dias corridos. O direito de arrependimento é assegurado porque, na compra ou contratação fora de um estabelecimento comercial, não é possível avaliar a veracidade da qualidade prometida do produto, bem como suas condições. Esse prazo de arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço. No caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete. 
Caso nenhuma das alternativas restem exitosas, os seus direitos devem ser expressamente assegurados. A fim de evitar qualquer tipo de aborrecimento, é expressamente importante que o consumidor fique atento para não cair em um site falso, investigar anúncios suspeitos e pesquisar a reputação da loja antes de efetuar a compra. Antes de incluir dados de cartões de crédito, verificar na barra do navegador se é realmente a página certa e oficial da loja, sempre que possível, usar o cartão virtual e criar senhas com letras e números.