Mambrini Advogados Associados

Mambrini Advogados Associados

Espaço Jurídico

Contatos

Limbo jurídico previdenciário e trabalhista

Até o final do mês de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social apurou mais de 85 mil benefícios revistos e cancelados. 

O auxílio-doença está sofrendo uma operação ‘Pente Fino’, executada pelo INSS desde o início deste ano, tendo uma varredura nas concessões com o objetivo de apurar possíveis fraudes e realizar uma intensa revisão para atestar se os segurados deveriam ou não ter o seu direito renovado. Destaca-se que até o final do mês de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social apurou mais de 85 mil benefícios revistos e cancelados. 
Todavia, se a operação tem detectado as fraudes e os pagamentos indevidos do benefício, ela também aumentou o rigor das perícias para o auxílio-doença ou auxílio-acidente, em face do déficit da Previdência Social. Pois já estão sendo evidenciados casos em que o segurado, amparado pelos auxílios, recebe alta médica do perito do INSS para retornar ao trabalho, porém, não está apto de acordo com o médico da empresa contratante ou mesmo de seu particular. Sendo uma situação preocupante para os empregadores e também para os segurados.