Mambrini Advogados Associados

Mambrini Advogados Associados

Espaço Jurídico

Contatos

Doméstica que postou fotos com roupas da empregadora é demitida por justa causa

As fotografias foram juntadas ao processo pelo empregador, que alegou que os fatos ensejaram a justa causa devido à quebra da relação de confiança com a empregada.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) confirmou a justa causa de uma empregada doméstica demitida por ter utilizado, por diversas vezes, roupas da esposa do empregador e publicado nas redes sociais fotos feitas no quarto e na cama do casal. Conforme informações do processo, a empregada ingressou com ação requerendo estabilidade por estar grávida no período em que fora demitida. Entretanto, fora mantida a demissão por justa causa uma vez que a doméstica fez inúmeras fotos, no quarto e na cama do casal, vestida com as roupas da esposa do empregador, sendo que uma dessas imagens exibia o quadro com foto do casal.
A trabalhadora publicou as imagens em seu perfil no Facebook. As fotografias foram juntadas ao processo pelo empregador, que alegou que os fatos ensejaram a justa causa devido à quebra da relação de confiança com a empregada. Ainda, de acordo com as provas do processo, a empregada foi demitida em outubro de 2015 e a ultrassonografia que comprovou a gravidez de aproximadamente 10 semanas foi realizada em 18 de novembro. Na data da demissão, a doméstica tinha entre 4 e 6 semanas de gestação. Com isso, o juízo de 1º grau decidiu acolher a tese do empregador, que alegou não ter tido ciência da gravidez da doméstica.