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Como funciona a garantia de carro novo

Ficar livre das oficinas é um dos motivos que levam as pessoas a comprar um carro zero quilômetro.

Ficar livre das oficinas é um dos motivos que levam as pessoas a comprar um carro zero quilômetro. Nenhum consumidor espera que um veículo novo dê problemas, mas, infelizmente, defeitos podem aparecer. Para evitar dores de cabeça futuras, entenda como funciona a garantia.

Antes de ‘brigar’, leia o manual do proprietário e conheça seus direitos e deveres. Pelo Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor é responsável por eventuais defeitos que aparecerem no carro novo até 90 dias após a compra. Se eles não forem resolvidos em 30 dias, o cliente pode pedir a substituição do bem ou do item instalado, solicitar o dinheiro de volta ou obter um desconto no preço pago.

Os fabricantes costumam oferecer prazos de garantia maiores (até seis anos), mas a manutenção do benefício depende do cumprimento de prazos para revisão. Serviços feitos fora da oficina autorizada também podem comprometer a garantia. Em geral, o motor e o câmbio ganham prazo de cobertura maior que outros componentes porque dificilmente apresentam problemas.

Alguns itens são polêmicos. Peças que têm contato com combustíveis (como filtros, velas, bicos injetores, catalisadores, sensores de oxigênio e escapamentos) podem ser danificadas por combustíveis adulterados. Os fabricantes de peças até tentam se precaver, mas alguns elementos químicos misturados aos combustíveis são verdadeiros solventes. Portanto, a loja pode dizer que o problema está no mau uso.

Algumas peças de suspensão também são motivos de desentendimento: até que tipo de buraco um amortecedor ou um batente deve aguentar? No caso dos danos que podem ser causados por combustíveis, a maioria das concessionárias costuma assumir o prejuízo. De demonstrativo de confiança na qualidade dos produtos à estratégia de marketing, as garantias estendidas são mais eficazes em algumas montadoras do que em outras. Por isso, antes de bater o martelo sobre a compra do carro, é fundamental pesquisar como é o atendimento no pós-venda com consumidores que já adquiriram a marca anteriormente.

Em caso de algum problema, é importante que se registrem todos os problemas, para que posteriormente, caso haja necessidade de ajuizamento de ação de indenização, os fatos ocorridos estejam documentados.