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Ministério Público federal defende a restrição da propaganda de bebidas alcoólicas

A ação proposta pelo MPF do nosso estado na Justiça Federal requer que a União e a Anvisa apliquem medidas restritivas à publicidade de todas as bebidas alcoólicas, incluído cerveja, vinho, entre outras.

A ação proposta pelo MPF do nosso estado na Justiça Federal requer que a União e a Anvisa apliquem medidas restritivas à publicidade de todas as bebidas alcoólicas, incluído cerveja, vinho, entre outras. Tendo como objetivo final a proteção de crianças e jovens. A restrição está prevista para atingir emissoras de radio e televisão que serão permitidas de transmitirem a propaganda dos produtos apenas nos horários compreendidos entre às 21 horas às 6 horas e ainda obedecendo aos critérios que até o horário das 23 horas a propaganda só seja viabilizada nos programas indicados para maiores de 18 anos. Outro ponto atacado pelos procuradores é que a propaganda não se associe ao esporte olímpico ou de competição, condução de veículos e idéia de maior êxito ou sexualidade das pessoas. Afirmam ainda que a propaganda estimula o consumo precoce do álcool. Publicação da organização Pan Americana de Saúde mostra que há relação entre o consumo de álcool e 60 tipos de doenças e lesões trazendo uma série de conseqüências sociais e de saúde, incluindo redução da produtividade no trabalho, diversas formas de câncer, doença crônica hepática, cardíaca e lesões no sistema nervoso central e periférico. Tornando-se assim o consumo de bebida alcoólica está classificado entre os 10 comportamentos de maior risco a saúde. Os números são alarmantes o álcool é responsável por 20% a 30% dos casos de câncer no esôfago, doenças do fígado, epilepsia, acidente de carro, homicídio entre outros problemas. Os dados são alarmantes, e exigem que se tomem medidas drásticas para frear esta triste realidade.