Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Um tempo para cada coisa

Neste tempo de Pandemia também é assim: tempo de privar-se e de regalar-se de solidão e de consolo, de medo e de paz...

Existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do sol: tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher...”, diz o Eclesiastes.
Neste tempo de Pandemia também é assim: tempo de privar-se e de regalar-se de solidão e de consolo, de medo e de paz...
Experimentamos entregar nossa amada Irmã Terezinha a Deus, justamente neste tempo, uma despedida sem abraços, sem toque, com poucos amigos e poucos parentes e de poucas horas!... Antecedidos por 16 dias no Hospital, sem poder receber a santa Hóstia, sem receber visitas, sem troca de acompanhante... Enquanto para duas era hora de estar lá, de mãos dadas esperando o derradeiro momento, outras oito não podiam se tocar, mas tinham a mente e o coração extremamente unidos numa confiança inabalável de que a vontade de Deus se faz no seu tempo e este é o melhor tempo. Difícil, mais precioso, faz lembrar a prece de Jesus: “Pai, perdoai-lhes, não sabem o que fazem”.
Neste ano o período da Novena de Santa Clara está bastante agradável, sem muito frio e também não é calor, fosse outra realidade teríamos nossa capela do jeito que eu mais gosto: cheia de famílias: nonos, adultos – casais e solteiros, jovens e muitas crianças fazendo barulho e mostrando como é bonita a Criação! A cada dia uma pequena parte de nossa comunidade presente animando e cuidando da liturgia e todos nós reunidos em torno do Santo Altar elevando nossas preces, entregando nossas vidas, renovando nossa fé!
Mas, mesmo neste tempo, a imagem de Santa Clara está decorada com o mesmo esmero e dedicação de sempre. Cada dia vem um Padre que ao elevar o Cálice de nossa Salvação e invocar o Nome Santo do Senhor o faz por toda a humanidade! E nós, seguimos cheias de Esperança – porque esta não decepciona (cf.: Rom 5,5). Tudo passa, só Deus permanece. (cf.: Mc 13, 24-32).
No lugar dos irmãos, a capela está repleta de aparatos eletrônicos, mas conta com uma equipe de técnicos dedicadíssimos e cristãos, que se sentem privilegiados por participarem da Santa Missa, e fazem o melhor para que a Missa chegue da melhor forma até os confins da terra... (E quem imaginaria de o Evangelho seria propagado assim “até o confins da terra” e de forma tão rápida e até de modo confortável, um dia?). E ao invés de atingir “apenas” aquele grupo que citei acima o qual me causa alegria e gozo da alma inenarrável... está a atingir um grupo de pessoas que muitas vezes manifestou desejo de participar da novena, mas que não o podia fazer presencialmente, e outras tantas pessoas que nem nos conheciam e agora encontraram mais um caminho de seguir o Caminho, a Verdade e a Vida, ou a Luz que Santa Clara nos quer mostrar.