Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Todos os dias

Não é maravilhoso escutar e saber que Alguém – Deus que é Amor – se fez homem para deixar-se comer.

Natal é todos os dias, costuma-se dizer. De fato, a cada dia precisa lembrar, pensar e... Querer que Jesus viva em mim: Ele é o grande, maravilhoso dom de Deus, seu Filho nascido de Maria Virgem. Uma poetisa assim descreve sua vinda:
Que frio! Que noite! / Porém brilha uma estrela / e logo parece primavera / A sebe (cerca de plantas) que estava sem folhas / cobriu-se de flores / Ouviu-se o embalar de um bercinho / e asas de prata roçar / e sinos nos ares tinir / pelo vento trazidos / até a humilde gruta de Belém / onde resplandecia / uma divina flor: Jesus!
Quem não fica encantado ao ver, no seu berço, um bebê fofinho, mexendo-se e sorrindo? “O comeria de beijos”, costuma-se dizer...
A palavra Belém significa Casa do Pão e ali nasceu este Menino que se tornaria Pão. Pão Eucarístico: Ele irá crescer, pregar, curar... Ele se deixará triturar como trigo para tornar-se Pão e deixar-se comer, satisfazendo nossa fome de Amor. De amor verdadeiro, amor que não teme traição, que vai além da morte, amor-misericórdia que é o Nome de Deus. Amor que se traduz e identifica com a Palavra de quem o Evangelista São João diz: “No princípio era o Verbo (Palavra por excelência) e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus”, Jo 1,1. Amor que salva.
Gente amiga, não é horrível escutar que homens se despedaçam entre si?! E não é maravilhoso escutar e saber que Alguém – Deus que é Amor – se fez homem para deixar-se comer... E assim alimentar, animar e fortalecer a criatura humana abrindo-a à ação do Espírito Santo?