Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Somos filhos de Deus

Na vida cristã não basta conhecer a doutrina cristã, é necessário obedecer aos Mandamentos de Jesus.

Deus Pai convoca-nos para celebrar o Mistério de seu Filho, morto e ressuscitado. Não somos cumpridores de um dever religioso, mas convidados a celebrar o mistério de seu amor infinito. Ele nos deu seu próprio Filho como preço de resgate, Ele nos comprou com o Sangue de seu Filho amado! Somos, de fato, filhos de Deus; temos em nossas veias o sangue de sua divindade! Se formos discípulos fiéis de Jesus, seremos semelhantes a Ele, ressuscitado.
Jesus é o Bom Pastor: conhece, cuida, alimenta e defende suas ovelhas! Não é como os pastores de Israel – ladrões e assaltantes – que exploram, carneiam e comem as ovelhas do rebanho! Estas ouvem a voz do Bom Pastor... E o seguem obedientes. Jesus é o Bom Pastor, pois conhece suas ovelhas, chama-as pelo nome, cuida de suas feridas e as alimenta com sua própria carne e sangue (a Eucaristia). Não há lobo algum que possa tirar a vida de Jesus; Ele a dá de maneira livre e generosa para a salvação de todos aqueles que escutam sua voz e seguem seus caminhos. Ele vai à frente de seu rebanho e o conduz para as pastagens verdes e para as águas cristalinas.
Jesus não é um pastor medroso! Deu testemunho do amor do Pai, tomou a defesa do povo explorado e sofrido (rebanho sem pastor!) e morreu para defender o rebanho. Agora, os discípulos de Jesus devem seguir seu exemplo, denunciando os crimes dos poderosos e apontando o caminho certo da salvação: “Em nenhum outro nome há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”. Anúncio da ‘boa nova’ e denúncia da hipocrisia e dos crimes dos poderosos que o condenaram à morte ignominiosa da cruz.
Na vida cristã não basta conhecer a doutrina cristã, é necessário obedecer aos Mandamentos de Jesus. Quem diz ser católico, mas não observa os Mandamentos do Senhor, é mentiroso! Ser cristão implica viver de acordo com Jesus. É crer e viver.