Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Só a luz de Cristo pode iluminar os nossos caminhos

Ciro, rei dos persas, instrumento de Javé, restituiu a liberdade ao povo de Israel, reconstruiu o Templo de Jerusalém e mandou o povo de volta para a Palestina.

O povo de Israel, ao longo da história, conheceu que a paciência de Deus não é infinita. No pecado repetido, ela pode transformar-se em ira e castigo. A teimosia de Israel provocou a ira de Deus, expressa na destruição do templo e no exílio do povo para a Babilônia. Contudo, mesmo no castigo, Deus revelou sua pedagogia amorosa. No exílio, Deus reformou e restaurou seu povo. Do pecado de todos, para o castigo; do castigo, para a renovação da aliança e para a revelação da misericórdia. Javé é um “Deus misericordioso”!
Ciro, rei dos persas, instrumento de Javé, restituiu a liberdade ao povo de Israel, reconstruiu o Templo de Jerusalém e mandou o povo de volta para a Palestina. Nos caminhos de Deus sempre prevalece a misericórdia divina. Deus perdoa e esquece os pecados do povo, mas jamais renuncia seus caminhos! O povo precisa retornar ao amor primeiro e viver como filhos de Deus. A aliança com Deus não é uma negociação de interesses. É vida divina! Deus é sábio em sua pedagogia: faz milagres, envia profetas (...), mas se o povo insiste em seus pecados, Ele permite que o mesmo ‘quebre a cara’. O provérbio popular diz: ‘Quem não aprende no amor, aprende na dor’. Israel conheceu melhor seu Deus no exílio, e o ‘Resto de Israel’ voltou como sendo os ‘Pobres de Javé’. Um povo convertido...
Estamos mortos longe de Deus; perto D’Ele, estamos vivos e iluminados! Deus não convive com as trevas; quem se aproxima de Deus é iluminado, e isso gratuitamente. Somos gratuitamente salvos. O homem não tem como elevar-se até Deus; é Ele quem nos eleva por Jesus Cristo. Nicodemos, um pretendido sábio fariseu, vai conversar com Jesus na calada da noite. E Jesus o ilumina e lhe revela sua ignorância. Nós somos ignorantes das coisas de Deus, precisamos ser iluminados para ajustar nosso caminho a Jesus. A cruz não entra na cabeça de Nicodemos, mas Deus vai salvar o mundo, exatamente, pela ‘Cruz de Jesus’. 
Diz um provérbio, que “os povos se agitam, mas é Deus quem conduz a História”. Deus é o ator principal nos acontecimentos da História. Israel pecou a não mais poder, e Deus o purificou no exílio e o trouxe de volta para sua terra. Deus tem sempre o poder de nos trazer de volta para sua amizade e para a condição de filhos iluminados de Deus Pai.
E Deus age sempre movido pelo amor. Foi o amor que moveu o Pai a nos dar o próprio Filho para fôssemos salvos por seu sofrimento. É na Cruz de Jesus que nós podemos conhecer o amor infinito de nosso Deus. Deus é rico em misericórdia; arrancou-nos do pecado e das trevas e nos trouxe para a luz de seu Filho Jesus. Ele nos ressuscitou com Jesus. Ninguém de nós merece a própria ressurreição. Somos ressuscitados pelo poder de Deus. Não amemos as trevas; deixemo-nos iluminar pela luz de Cristo e conheceremos a verdadeira felicidade. Os maus odeiam a luz, mas os filhos de Deus se aproximam da luz. Nesta Quaresma vamos nos aproximar da luz de Cristo.