Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Ser amigo é ser como você – especial

Outro dia, ao folhear um livro ainda inacabado de ler, fitei aquele singelo marcador de página ilustrado por um botão de rosa vermelho com os dizeres: “Para você minha amiga...

Outro dia, ao folhear um livro ainda inacabado de ler, fitei aquele singelo marcador de página ilustrado por um botão de rosa vermelho com os dizeres: “Para você minha amiga... No verso, continuava: “A flor da nossa amizade está desabrochando, espero que o perfume dure por muito tempo”. Como num filme, recordei-me do nosso primeiro contato. Mais do que uma informação ou gentileza, era imprescindível eu estar ali por inteira. Depois desse episódio, quantos momentos em que partilhamos a vida com tudo que ela nos tem oportunizado: enriquecimento profissional, vivência da fé, sonhos e o chão cotidiano de nossas realidades. Enfim, momentos memoráveis... Que alegria quando o seu xeroquinho nasceu! Xeroquinho, não! Xerox é marca, que tal cópia repográfica? Um é pouco, dois é melhor... E como rimos... E quando a sua princesa chegou te surpreendendo... “Pai, estou namorando...” E você completou: “Só se for quando tiver dezoito anos e for do meu jeito, assim, assim...” Ela te deixou falando com as paredes... Afinal, uma princesa é uma princesa, mesmo quando é deselegante por alguns segundos. Que período sombrio, quando os exames acusaram um órgão lesionado: assombro, temor, juntos vencemos aquele susto! Que alívio, como crescemos na empatia e na solidariedade... Somos amigos, porque o diferente e o imprevisível nos enriquece e dilata nossos corações para o que é realmente essencial. Ser diferentes nos leva a celebrar mais! Se o Colorado ganha, nos regozijamos. Se o Grêmio ganha, brindamos! Se o dois perdem, continuamos a sonhar com os louros... Próximos ou distantes, celebramos as crianças que crescem, as novidades que surgem, o tempo que passa, as dificuldades que nos visitam... Enfim, sempre há algo a compartilhar. É uma graça o dom da amizade e ter amigos é uma bênção divina! O próprio Cristo nos disse: “Vocês não são meus servos, mas meus amigos.” Ao amigo falamos na intimidade, de coração para coração. Pense nos seus amigos, dádivas de Deus na sua existência. Os verdadeiros amigos são tesouros preciosos, portanto, saibamos cultivá-los e valorizá-los como eles merecem. A amizade de São Francisco e Santa Clara é um lindo exemplo de comunhão de coração e alma que iniciou-se nessa vida e que perdura no céu, pois é arraigado no amor de Cristo, sejam assim também as nossas amizades. No DIA DO AMIGO (20/07) surpreenda seus amigos, para que cada um(a) deles(as) sinta-se especialmente amado e lembrado por ti. Exerça a sua criatividade e alegria, com certeza o resultado será magnífico e inesquecível. Afinal, cada amigo(a) é único, cada amizade é uma experiência irrepetível e todos juntos formam o colorido fantástico na belíssima obra de arte que é a nossa vida! A vocês, meus novos amigos, meu grande abraço e saudação fraterna! Parabéns por este dia! Que Deus os abençoe!
Irmã Shizuko Obuti - Clarissa capuchinha