Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Senhor fazei-nos instrumentos de Sua PAZ!

Por meio da penitência, do jejum e da oração, clamemos ao Senhor: Senhor fazei-nos instrumentos de Sua PAZ!

Por meio da penitência, do jejum e da oração, clamemos ao Senhor: Senhor fazei-nos instrumentos de Sua PAZ!
Com a quarta-feira de cinzas, iniciamos um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido especial: período de preparação em vista de um grande acontecimento:
- Assim o Dilúvio durou 40 dias e 40 noites... foi a preparação para uma nova humanidade.
- Durante 40 anos passou Israel no deserto... a caminho da Terra Prometida.
- Durante 40 dias fizeram penitência os habitantes de Nínive... antes de receber o perdão de Deus.
- Durante 40 dias e 40 noites, caminhou Elias até chegar à Montanha de Deus.
- Durante 40 dias e 40 noites, Moisés e Jesus jejuaram no início da missão.
- Assim os 40 dias da Quaresma, são também um tempo especial de conversão e renovação interior, em preparação da nossa Páscoa.
Ao receber as CINZAS, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos CONVERTER e CRER de verdade no Evangelho: as cinzas simbolizam o nosso NADA diante do Criador. Fomos criados do pó da terra e ao pó voltaremos... Este ano cada um levou um punhado de cinza para casa para marcar a fronte dos que também não estavam na celebração eucarística e, aqui no mosteiro, ainda temos um pouco para quem quiser realizar esse rito, desde que com o propósito que ele realmente evoca: conversão e comprometimento com o Evangelho. Pois, receber as cinzas não deve ser apenas um pedido de bênção, mas o compromisso de quem de fato deseja viver a Quaresma no espírito de renovação interior que a Igreja nos propõe, através da oração, do jejum (penitência), da esmola (caridade), mas também conhecer a realidade: na sua casa, no seu bairro, na sua cidade. E neste ano, de modo especial, rezar pela Paz! Fazer-se instrumento de PAZ.
O Evangelho fala dos EXERCÍCIOS QUARESMAIS: A oração: para com Deus; a esmola: para com o próximo; e o jejum: para consigo mesmo! 
São os três caminhos apontados por Cristo e pela Igreja que nos ajudam a viver a Quaresma.
Neste ano, o Santo Padre, Papa Francisco, nos convidou a fazer um grande dia de jejum e oração pela PAZ justamente na quarta-feira de cinzas, diante das atrocidades que a guerra ocasiona e do caos que vivem nossos irmãos na Ucrânia e em tantos lugares que, de tão banalizados, a mídia já nem mais anuncia. É necessário clamarmos a Deus pela paz no mundo e nos corações. A PAZ começa em cada coração. Que nossas vidas sejam um exemplo disso. Que não percamos a paciência (paz + ciência: ou ciência da paz) no dia a dia, mas busquemos, com coração manso e humilde o que é certo, o que é correto, o que é bom. E peçamos essa graça para todos os que estão ao nosso redor e para os chefes de estado e das nações...