Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

São Pedro e São Paulo, rogai por nós

O papa é o pastor de todos os discípulos de Jesus e a todos consolar na caminhada cristã.

A festividade dos apóstolos Pedro e Paulo é motivo de alegria e, ao mesmo tempo, de meditação. Alegria, porque verificamos a vitória do Espírito Santo sobre a fraqueza humana, transformando os pescadores em heroicas testemunhas de Jesus. Meditação, porque percebemos que a Igreja viveu o testemunho de Jesus no meio dos conflitos e longe dos poderosos; pelo contrário, foi perseguida pelos poderosos! 
Jesus é a rocha firme e divina, sobre a qual se ergue a Igreja como sinal e instrumento de salvação para todos os povos. Ninguém rouba a dignidade de Jesus, mas Ele sabe que nós, criaturas humanas, precisamos de sinais visíveis de sua graça! E Pedro é este sinal visível que identifica a Igreja de Jesus. Lá onde está Pedro, lá está a Igreja de Jesus. E ficar longe desta Igreja é arriscado! Podemos caminhar por estradas não seguras de salvação.
Pedro recebe a promessa das ‘chaves do Reino dos Céus’; mas isso não significa que ele é o ‘porteiro do céu’! Ele é o administrador da Igreja de Jesus, deve garantir uma administração eficaz e sempre atualizada em favor de todos os povos e nos seus respectivos tempos. Administrador é aquele que administra e introduz mudanças de acordo com as necessidades dos tempos. A Igreja caminha na História e a História sofre mudanças constantes.
Paulo, por sua vez, é missionário e percorre o mundo conhecido anunciando Jesus. Confronta sua doutrina com a doutrina de Pedro e vai junto aos pagãos adequando para estes os ensinamentos de Jesus. Missionário e criativo, mas sempre em comunhão com Pedro e atento às inspirações do Espírito Santo. Diríamos: ‘um verdadeiro carismático’!
E assim também é o nosso querido papa Francisco, que une em si o carisma e a verdade dos grandes apóstolos pilares de nossa Igreja. Com o papa Francisco temos a grata presença de um pontífice simpático, santo e decidido a realizar sua missão de modo corajoso. O Espírito Santo, que fez esta escolha, dê-lhe energia e iluminação.
O papa é humano, mas não pode ser nem renovador e nem conservador! Ele deve ser fiel a Jesus Cristo e ao Evangelho por Ele ensinado, e a ele entregue desde o início da Igreja Católica. Não nos preocupemos com a classificação que a imprensa lhe atribui. Ele é o pastor de todos os discípulos de Jesus e a todos consolar na caminhada cristã. Ele está na Armênia por estes dias. Não está dizendo novidades, mas o Evangelho de Jesus. Simplesmente isso, embora ele deva ser atualizado na linguagem de nosso tempo, sua palavra é sempre clara, objetiva e verdadeira! Rezemos por ele!