Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

São Francisco, sede nosso intercessor!

Pedindo a intercessão de São Francisco, renovemos o desejo de caminhar atentos aos apelos que Cristo nos faz, em nossa história, abertos a construirmos sempre, como irmãos e irmãs, um mundo novo, onde o ideal de vida que abraçamos seja sinal da presença de Deus.

São Francisco fala a todos, sua conversão teve lugar quando estava na plenitude da sua vitalidade, das suas experiências e dos seus sonhos. Disse o papa: “Abri as portas a Cristo. Abri-as à maneira de Francisco, sem medo, sem cálculos, sem medida!”. Francisco, com sua vida e sua vocação, nos convida a olharmos para nós e para nossa vocação. Voltando-nos à vida de Francisco, reconhecemos como ele releu a própria vida como uma existência conduzida e guiada pelo Senhor. O fazer misericórdia para com os leprosos, a escuta da Voz e da Palavra, a fé nas igrejas e nos sacerdotes e a presença dos irmãos são realidades muito concretas na vida de Francisco, por meio das quais ele experimentou a revelação do Senhor.
Como nós experimentamos, hoje, nas situações concretas de nossa vida e à nossa volta, o modo como o Senhor se revela a nós? Na experiência de Francisco o papel dos irmãos é fundamental, é caminho para o Senhor e possibilidade de misericórdia. Quando no centro está o Cristo Crucificado-Ressuscitado e nossa vida se alimenta continuamente do encontro com o Senhor, estamos prontos a viver em fraternidade: como irmãos e irmãs e não como adversários, concorrentes ou simplesmente estranhos... Um segredo para a felicidade é cultivar a vida de nossos irmãos e irmãs com graça, como verdadeiro dom de Deus!
Pedindo a intercessão de São Francisco, renovemos o desejo de caminhar atentos aos apelos que Cristo nos faz, em nossa história, abertos a construirmos sempre, como irmãos e irmãs, um mundo novo, onde o ideal de vida que abraçamos seja sinal da presença de Deus na vida de tantos outros que encontrarmos pelo caminho.
Tendo em vista o atual momento que estamos vivendo, com excesso de chuvas em nossa região; total seca em outras regiões do país; rezamos para que São Francisco também nos ajude a respeitar o meio ambiente, a construir uma casa/natureza melhor, a sermos zelosos e respeitosos com a natureza. E que nossa oração seja caminho para ajudarmos a construir a Civilização do Amor. Que em nossas escolhas e decisões não percamos de vista o Cristo pobre e crucificado com o qual Francisco se encontrou, quando acolheu o leproso. Que o Senhor nos dê a paz!