Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Santa Clara

Aproxima-se o dia de nossa Mãe Santa Clara (11 de agosto), “dobro os joelhos diante do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Eu a considero, num bom uso das palavras do Apóstolo, auxiliar do próprio Deus, sustentáculo dos membros vacilantes de seu corpo inefável” (Carta 3 a Inês de Praga, 8), disse Santa Clara a Santa Inês e a todos os seus filhos e filhas espirituais que desejam trilhar pelas veredas da contemplação. Em sua bênção, Santa Clara, além de abençoar e exortar as suas filhas e seguidoras (Irmãs Clarissas, Clarissas Capuchinhas), abençoa seus filhos e filhas espirituais presentes e futuros, ou seja, os outros devotos que desejam viver uma vida de contemplação. Aos que desejam abraçar, escutar e ver o ‘Filho do Altíssimo’ na contemplação para fazermos a travessia do caminho com fé reta, esperança firme e caridade perfeita, ou seja, para vivermos em conformidade com o sonho do ‘Altíssimo e Bom Senhor’.
Santa Clara tem a clareza de que a vida contemplativa que ela assumiu voluntariamente, movida pela graça de Deus, uniria todos os homens e mulheres de todos os tempos ao “Onipotente, Eterno, Justo e Misericordioso Deus”. E nós te convidamos a viver esta graça conosco, como filhos e filhas de Santa Clara. Para isso, assumamos a bênção:
“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (cfr. Mat 28,19). O Senhor as abençoe e guarde; mostre-lhes o seu rosto e tenha misericórdia de vocês; volte a sua face para vocês e lhes dê a paz (cfr. Num 6,24-26), a vocês minhas irmãs e filhas, e a todas as outras que vierem e permanecerem em sua comunidade, e a todas as outras, tanto presentes quanto futuras, que perseverarem até o fim nos outros mosteiros das senhoras pobres. Eu, Clara, serva de Cristo, plantinha do nosso bem-aventurado pai São Francisco, irmã e mãe de vocês e das outras irmãs pobres, embora indigna, rogo a nosso Senhor Jesus Cristo, por sua misericórdia e por intercessão de sua santíssima Mãe Santa Maria, de São Miguel Arcanjo e de todos os anjos de Deus, do nosso bem-aventurado pai Francisco e de todos os santos e santas, que o próprio Pai celeste lhes dê e confirme esta sua santíssima bênção no céu e na terra (cfr. Gn 27,28): na terra, fazendo-as crescer na graça e em virtude entre seus servos e servas na sua Igreja militante; no céu, exaltando-as e glorificando-as na Igreja triunfante entre os seus santos e santas. E as abençoo em minha vida e depois de minha morte, como posso, com todas as bênçãos com que o Pai das misericórdias (cfr. 2 Cor 1,3) abençoou e abençoará seus filhos e filhas no céu (cfr. Ef 1,3) e na terra, e com os quais um pai e uma mãe espiritual abençoaram e abençoarão seus filhos e filhas espirituais. Amém. Amem sempre as suas almas e as de todas as suas Irmãs, e sejam sempre solícitas na observância do que prometeram a Deus. O Senhor esteja sempre com vocês (cfr. Lc 1,28; 2 Cor 13,11) e oxalá estejam vocês também sempre com Ele. Amém”.
Aproxima-se o dia de nossa Mãe Santa Clara (11 de agosto), “dobro os joelhos diante do Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Ef. 3,14) para que, pela intercessão dos méritos de sua Mãe, a gloriosa Virgem Santa Maria, de nosso bem-aventurado pai São Francisco e de todos os santos, o Senhor que deu o bom começo dê o crescimento (cf. 1 Cor. 3,7) e também a perseverança até o fim. Amém”. Para nós, e para vós porque a Misericórdia de Deus é eterna e os caminhos da contemplação é uma luz que aquece, ilumina e transforma a vida de todos quantos a desejam.
Convido a todos os nossos irmãos e irmãs, devotos e devotas de Santa Clara, a celebrarem conosco na Capela do Mosteiro a novena e festa em honra a Santa Clara de Assis. Até 11 de agosto, sempre às 19h30. Vem!