Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Santa Clara promoveu vida: buscou valores!

Santa Clara nasceu em Assis na mesma cidade de São Francisco.

Santa Clara nasceu em Assis na mesma cidade de São Francisco. Ele tinha nascido em 1182, ela nasceu em 1194, doze anos depois. Seus pais eram Favarone e Hortolana, de família nobre e rica. A mãe de Santa Clara contou que, quando estava esperando o seu nascimento foi rezar diante de Jesus Crucificado para pedir um bom parto e ouviu uma voz que lhe dizia: “Não, temas mulher, porque salva vais dar à luz uma luz que vai deixar o mundo mais claro!” Por isso ela deu o nome de Clara à sua primeira filha.
Quando tinha dezoito anos, Santa Clara resolveu deixar tudo para seguir Jesus Cristo Pobre querendo ser como ele: não ser dona de nada.
Foi assim que ela, com algumas companheiras, ligou-se ao Movimento Franciscano, que estava começando um caminho de pobreza. Santa Clara não quis ser pobre porque achou que era bom não ser rica. Ela quis ser pobre para seguir Jesus Cristo que disse: "Quem quiser vir comigo, venda tudo que tem, dê-o aos pobres, tome a sua cruz cada dia e me siga". Foi por ter descoberto o amor imenso do Filho de Deus, que por nós se fez um humilde trabalhador, que ela, aos dezoito anos, vendeu tudo que tinha recebido como dote para o casamento e entrou no Movimento Franciscano.
Jesus Crucificado, que dá a vida para que todos tenham mais vida, foi o grande amor de Clara. E ela sempre o seguiu e imitou vivendo os valores que Ele viveu e apontou como frutos de bem-aventurança.
Seguindo o preceito de Jesus que nos ensinou a nos chamarmos de irmãos e disse que todo aquele que faz a vontade do Pai é seu irmão, irmã, mãe. (Esse é o ponto mais importante do movimento franciscano que Santa Clara ajudou São Francisco a formar). Ela chamou as suas companheiras de Irmãs Pobres e tudo que deixou escrito foi para ensinar como viver fazendo a vontade do Pai de Jesus Cristo e vivendo à fraternidade que um dia vai ser plena no céu.
Um dos pontos fundamentais da proposta de São Francisco de Assis é a vida de oração, porque temos que estar sempre em união com Deus. E Clara viveu como, e ensinou suas filhas a serem contemplativas.
No tempo de Santa Clara, o povo católico estava bastante afastado da Eucaristia e ela edificou os que a conheceram pelo amor ardente a Jesus Eucarístico. Mesmo doente, fazia corporais, alvas e outros panos usados na celebração, para que fossem bonitos e dignos. E os distribuía de presente por todas as igrejas da região. E fazia suas Irmãs comungarem com a maior frequência possível.
O júbilo que transformou Santa Clara é Deus brotando nela. Manifesta-se em primeiro lugar pelo encontro com Deus na oração, na escuta da Palavra, na Paixão de Jesus Cristo.
Por tudo isso e muito mais, afirmamos que Santa Clara é uma mulher que promoveu vida: buscou valores!
E este é o tema da festa e novena de Santa Clara de Assis deste ano, que estamos mais uma vez promovendo na Capela do Mosteiro junto a comunidade Florence: mais uma vez serão dez dias de Celebrações Eucarísticas, sempre com celebrantes diferente e equipe de liturgia, para que, a exemplo de São Francisco e Santa Clara, amemos o AMOR, promovendo vida, buscando valores imperecíveis!
Venha participar conosco! A partir do dia 02 de agosto às 19h30nim, na capela do Mosteiro. Shalom!