Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Santa Clara, mulher sinodal!

Irmãs Clarissas Capuchinhas convidam para celebrar Santa Clara

Neste tempo especial em que o Papa nos convoca para, como Igreja, de fato, escutar e refletir as considerações, as ideias e as reflexões a serem feitas pela querida porção do Povo de Deus dos inúmeros pequenos núcleos: família, bairro, comunidade, diocese, a fim de que todos contribuam pela participação ouvindo e opinando “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.
Santa Clara, já em seu tempo, convocava as irmãs semanalmente para que cada uma falasse e todas se ouvissem, também aconselhava a deixar as mais novas opinarem “porque muitas vezes o Espirito fala pela última que chegou”.
Nesta novena, convidamos para participar conosco além dos grupos que animam comumente nas Santas Missas, outras organizações amigas que servem em Flores da Cunha por um bem maior, para louvarmos juntos por todas as Maravilhas que o Senhor faz e age em nossas vidas e, sobremaneira, para louvarmos pelo fato de podermos estar juntos presencialmente depois da grande batalha do isolamento por conta da Covid-19.
A novena, como sempre, teve início no dia 2 de agosto, dia de Nossa Senhora dos Anjos, o dia do Perdão de Assis. Porque era desejo de São Francisco que, por Nossa Senhora dos Anjos, todas as pessoas fossem levadas ao Paraíso, e conseguiu para isso indulgência plenária a todos que passassem pela porciúncula em busca do perdão e da misericórdia do Pai das Misericórdias. Ali, ele rezava para que todos fossem sempre capazes de buscar o perdão, a misericórdia e Deus e tivessem a graça de perdoar sempre. Assim, vivemos a vida perfeita que o Senhor desejou para nós e nos ensinou a buscar através da oração do Pai Nosso: ... perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...
E vamos, todos juntos, buscando ser Igreja do Senhor. Igreja que perdoa e pede perdão!
E venha celebrar conosco, todas as noites, até dia 11 de agosto, às 19h30min, na Capela do Mosteiro, as Missas em honra a Santa Clara!