Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Sal... e Luz!

“Vos sois o sal da terra e a luz do mundo!”

Assim falou Jesus: “Vos sois o sal da terra e a luz do mundo!” Estas duas afirmações encontram-se em Mateus logo depois da proclamação das Bem-aventuranças. Não são palavras de convite ou de exortação, mas questão de identidade e de missão. Ou seja, um cristão, discípulo de Cristo (Mt 16, 24) precisa ser sal e luz! Sal para dar sabor e luz para iluminar! 
Pode ser difícil, para um cristão, precisar desaparecer, assim como acontece com o sal, que dá sabor a condição de deixar-se absorver. Mais fácil é ser luz, que precisa ser colocada em lugar apto para difundir sua luz, mas aí pode acontecer que o cristão atribua a si mesmo o sucesso das suas boas obras ou também que a atenção às coisas boas faça esquecer quem, com sacrifício, as realizou...
Estas, porém, são coisas secundárias: precisa vencer o defeito de querer ser reconhecido, tendência da natureza tão difícil de ser superada e convencer-se de que o que vale, é – para o sal – dar sabor e salvar do apodrecimento (guardar a Fé, conhecer a Palavra, viver o Amor a Deus e ao próximo), e – para a luz – dar realce às obras boas para que seja louvado o Pai que está no céu.
Quantas obras maravilhosas de amor, de serviço, de paciência e gratuidade são praticadas sem ser divulgadas por aí. “A bondade, graças a Deus, não pede badalação, simplesmente age, faz acontecer”.
Em tudo isso não estamos sozinhos.  Fonte de todo Bem, fonte da Vida, que o Senhor Jesus veio revelar, é a Trindade Santa, o grande Mistério (mistério não é algo que não se pode conhecer, mas algo que nunca se acaba de conhecer). Infinito!
E Jesus é o Pastor que guia para verdes pastagens, que toma nos braços as ovelhas que amamentam, que vai à procura das que se perderam...
Jesus é a videira fecunda que alimenta com sua seiva os ramos... Em João 15, 9 Ele nos diz: “Sem Mim nada podeis fazer”; “Se permanecerdes em Mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vós o tereis”; “Assim como o Pai me amou também Eu vos amei. Permanecei em meu Amor”; e “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
Oh! Senhor Jesus, que os olhos das tuas criaturas se abram diante da cruz onde Tu realizas a redenção e seus corações se apaixonem por Ti ressuscitado, Vida, Caminho e Verdade!