Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Pais, mães, filhos...

Em uma de suas homilias aqui na Capela do Mosteiro, o Frei Genésio, nosso irmão Capuchinho disse: "Todo mundo diz que a família está em crise, mas não são as famílias que estão em crise e sim os relacionamentos entre as pessoas é que estão em crise!"

Em uma de suas homilias aqui na Capela do Mosteiro, o Frei Genésio, nosso irmão Capuchinho disse: "Todo mundo diz que a família está em crise, mas não são as famílias que estão em crise e sim os relacionamentos entre as pessoas é que estão em crise!" E isto é uma grande e verdadeira realidade! Neste mundo dividido, individualista, ambicioso, torna-se perigoso confiar em alguém, ter um amigo(a) e poder falar o que se sente e se pensa torna-se perigoso... Relacionar-se bem com os colegas de trabalho pode ser uma ameaça de perder o "próprio" cargo, por isso a maioria das pessoas prefere ficar "na sua", "não se envolver demais"! E por aí em diante... E por que não falarmos de nossas famílias? Pais, mães e filhos têm pouco tempo ou quase nada, de sentar conversar um pouco, tomar um chimarrão, ou simplesmente olhar nos olhos uns dos outros, sorrir, chorar, festejar as vitórias e conquistas do colégio, do trabalho, enfim; ter um tempo para "conviverem", para se conhecerem mutuamente e mais que tudo: Abrirem espaço em seus corações para a Vida Verdadeira que é Deus, na Pessoa de Jesus feito homem pelo poder do Espírito Santo. Nunca sozinhos!!! Nenhuma pessoa humana é capaz de fazer tudo sozinha, assim, ninguém sobrevive sem relacionamentos purificados e verdadeiros. Ninguém vive sem dialogar, sem escutar, sem conversar. Só que para chegar a isso é necessário um encontro pessoal com a Pessoa de Jesus Cristo, que nos ensina de maneira simples e clara como chegar a "plenitude" da vida, a felicidade, a paz de espírito, que todos os seres humanos buscam sem cessar. Famílias, venham!!! Aqui na Capela do Mosteiro todo quarto domingo de cada mês acontece a Missa das Famílias, muito bonita e bastante animada pelo nosso Capelão Frei Alcides, que é um frei de grande jovialidade de espírito; no entanto, mais que a beleza da celebração e animação do nosso frei, há a singular oportunidade de todas as famílias receberem, a Benção particular do Santíssimo. É Jesus, que durante o tempo em que estamos reunidos na celebração da Santa Missa, visita os corações com Sua Delicadeza indizível! Muitas mães já me disseram: "Irmã, desde que eu comecei a vir na Missa das famílias, tudo mudou para melhor lá em casa"!!! Por isso convidamos, venham!!! Participem!!! Experimentem!!! Em um pequeno espaço, que reservamos a Cristo, tudo se torna mais claro e melhor, as dificuldades passam a ser resolvidas com serenidade. Surge a aceitação de nossas próprias condições de pessoas humanas que caminham em busca do Eterno! Deus Nosso senhor abençoe a todas as famílias!!!
Irmã Maria Emanuele - Clarissa Capuchinha