Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Olhar três vezes

Ainda em clima Clariano, nesta semana gostaria de pedir de forma especial a nossa Mãe Santa Clara que interceda por todas as famílias em Flores da Cunha, no Brasil, no mundo inteiro!

Ainda em clima Clariano, nesta semana gostaria de pedir de forma especial a nossa Mãe Santa Clara que interceda por todas as famílias em Flores da Cunha, no Brasil, no mundo inteiro! Mas de forma muito singela e especial peço que esta grandíssima Santa visite cada uma das casas de vocês, o trabalho, a escola, os projetos a serem realizados. Mas que, acima de tudo, ela possa preencher de ‘diálogo’ o relacionamento de todos os casais, os pais para com os filhos e os filhos para com os pais, e que assim possa acontecer também entre filhos.
Interessante perceber que Clara, por ser uma jovem enclausurada dedicada totalmente ao silêncio orante, aprendeu na contemplação a chave do bom relacionamento.
Retornando ao assunto do ‘Espelho’ (que falei em uma coluna anterior), ela diz a Inês de Praga: “Olhe, considere, contemple”. Para vermos a outra pessoa precisamos primeiro ‘olhar’. Depois de olharmos e vermos vem a parte do ‘considerar’; um relacionamento de fato só vai bem quando ‘consideramos’ o outro(a). Considerar significa olhar com mais atenção, minuciosamente, para só depois ‘contemplarmos’, que mais incrivelmente significa ‘olhar’, só que com um terceiro modo de ser: ‘fixando’ esse mesmo olhar. Olhar atentamente, porém, com admiração, com encantamento.
Particularmente eu colocaria Santa Clara à frente de todos os peritos em ‘relacionamento’, pois acredito que para haver de fato um diálogo que faça crescer em tudo, mas sobretudo em relações humanas, todos nós precisamos destes três passos que na verdade são um só, mas realizados de maneira única e especial, em qualquer hora, em qualquer momento, em qualquer lugar. Só podemos dar o devido valor ao que a outra pessoa diz quando primeiro nos dermos conta de que ela de fato ‘existe’ para nós.
Desejo que você possa olhar a outra pessoa que está ao seu lado de uma forma clara, transparente, ‘desinteressada’, diferente, mas não ‘indiferente’, com cuidado e nunca negligente, com amor e sempre ‘amorosamente’!
Fica a dica!
Um grande abraço a todos e todas que dedicam um pouco do seu tempo e chegam até nós por meio do jornal O Florense.
Santa Clara rogai por todos nós e abençoai todas as famílias.
Visite o nosso site, www.irclarissascapuchinhas.com, e também nossa página vocacional, www.vocacionalclarissascap.zip.net.