Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Olhar para Cristo acima das coisas

Recebi a bela homilia do então cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa emérito Bento XVI, na Basílica da Cruz de Caravaca, (1º/12/2002).

Recebi a bela homilia do então cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa emérito Bento XVI, na Basílica da Cruz de Caravaca, (1º/12/2002). Acredito que é uma ótima leitura espiritual para todo amante da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, presente nas nossas raízes gaúchas. Destaco parte da homilia.

“Que voltemos o olhar de nosso coração a Jesus. E essa deve ser a orientação interior do olhar em cada celebração eucarística: aprender a olhar acima das coisas da vida cotidiana, acima da maré de imagens da televisão para conseguir ver a partir de nosso interior a Jesus e assim reconhecer o caminho, a verdade e a vida. Já não estamos em condição de perceber o interior das coisas e dos seres humanos: a beleza da criação, a bondade escondida, o puro e o grande que há no homem por meio do qual contemplamos a mesma bondade de Deus.

Manter o olhar fixo em Jesus: a Epístola aos Hebreus fala-nos a esse respeito algo muito importante. O próprio Jesus, diz a Epístola, fixou seu olhar na alegria de Deus. E por isso pode suportar a cruz e passar por sua ignomínia externa. Ele olhava não só a alegria que Deus lhe dava, mas a alegria que Deus quer dar a todos nós, a qual não alcançamos, porque não o reconhecemos. Por isso, Jesus toma a cruz sobre si, a cruz que abrirá os nossos corações. Ele leva as nossas trevas e as nossas dores para que se abram os nossos olhos para que alcancemos o caminho que leva à alegria de Deus.
Olhar para Jesus significa olhar para a alegria de Deus, aprendendo de Jesus que precisamente a renúncia e a dor nos levam ao caminho da verdadeira alegria. Peçamos ao Senhor para que saibamos ver o interior, que sejamos cada vez mais capazes, na celebração da Eucaristia, de buscar e encontrar seu rosto.”