Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

O senhor é o pastor que me conduz

É responsabilidade cristã conquistar o mundo todo para Jesus Cristo.

A liturgia encerra o Ano Litúrgico com a Festa de Cristo Rei do Universo. Esta festividade recorda nossa missão de discípulos missionários, comprometidos com a missão de fazer discípulos de Jesus todos os povos. Mais que festividade de Jesus, é recordação de nosso dever missionário: “Fazer discípulos meus todos os povos”. Ainda que a história dê muitas voltas, Deus não deixa de conduzir o universo todo para o ‘final feliz’, onde Ele será, definitivamente, glorificado; onde a misericórdia e a justiça haverão de brilhar.
É responsabilidade cristã conquistar o mundo todo para Jesus Cristo. O mundo não está solto ao acaso, sem direção ou fim estabelecido pela sabedoria divina. Jesus Cristo é o ‘Rei do Universo’ e toda a História terá um fim de acordo com o plano divino da salvação: Jesus será glorificado pelo Evangelho que anunciou, e pela justiça de seu julgamento final. Ele é o Senhor do universo. Muitas vezes vivemos exilados e no sofrimento – como o povo de Israel – e isso por causa de nossos pecados, mas Deus não nos abandona assim como o pastor não abandona a ovelha perdida e machucada. Ele mesmo cuida de nós. 
Isso porque o Reino de Deus é uma semente que Jesus semeou, a qual os discípulos são chamados a edificar na história por meio do amor e que terá o seu tempo definitivo, no mundo que há de vir. No entanto, esse Reino já está no meio de nós. E Jesus nos convida a fazer parte dele e a trabalhar para que esse Reino chegue ao coração de todos os homens, inclusive nos convida a rezar, no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.
É vocação de todo cristão viver o Batismo no meio do mundo, trabalhando para a transformação de uma sociedade mais justa e fraterna, anúncio do Reino definitivo. A Igreja recorda nesta solenidade o ‘Dia do Leigo’ e a Igreja Católica no Brasil celebrará, de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018, o Ano do Laicato. O tema escolhido para animar a mística deste tempo foi Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino e o lema Sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14). O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”. Que a solenidade de Cristo Rei do universo nos ajude a viver a centralidade de nossa fé e testemunho missionário, unicamente no Senhor, nosso Rei!