Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

O que é a santidade?

Pela Irmã Emanuele

Terça-feira tivemos um colóquio com nosso Assistente, o querido "Dom Ângelo Salvador", e fizemos uma longa meditação sobre a audiência do 13 de abril desse ano do Papa Bento XVI, intitulada A santidade.
 Partilho aqui com vocês, alguns trechos interessantíssimos. Especialmente por que nos mostra como a santidade é para todos e não apenas para uma pequena classe de pessoas como muitos ainda pensam. A santidade não consite no que "eu faço", mas naquilo que Deus faz em mim!
 O que significa ser santos? Quem é chamado a ser santo?
Com frequência somos levados a pensar ainda que a santidade é uma meta reservada a poucos eleitos. São Paulo, ao contrário, fala do grande desígnio de Deus e afirma: "N'Ele - Cristo - (Deus) escolheu-nos antes da criação do mundo para sermos santos e imaculados diante d'Ele na caridade" (Ef 1,4). E fala de todos nós!
Por isso, toda a existência cristã conhece conhece uma única lei suprema, aquela que São Paulo expressa numa fórmula que recorre em todos os seus escritos: Cristo Jesus. A Santidade, a plenitude da vida cristã não consiste em realizar empreendimentos extraordinários, mas em unir-se a Cristo, em viver os seus mistérios, em fazer nossas as suas atitudes, pensamentos, comportamentos. A medida da santidade é dada pela estatura que Cristo alcança em nós, desde quando, com a força do Espírito Santo, modelamos toda a nossa vida sobre a sua.
 Mas permanece a questão...
 Como podemos percorrer o caminho da santidade, responder a essa chamada? Posso fazê-lo com as minhas forças?
A resposta é clara: uma vida santa não é fruto principalmente do nosso esforço, das nossas ações, porque é Deus, o três vezes Santo, que nos torna santos, é a ação do Espírito Santo que nos anima apartir de dentro, é a própria vida de Cristo Ressuscitado que nos é comunicada e que nos transforma.
 Como pode acontecer que o nosso modo de pensar e as nossas ações se tornem pensar e agir com Cristo e de Cristo? Qual é a alma da santidade?
De novo o Concilio Vaticano II esclarece; diz-nos que a santidade cristã não é nada mais do que a caridade plenamente vivida: "Deus é amor; quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele" (1Jo 4,16).
 O que é essencial?
Essencial é nunca deixar passar um domingo sem um encontro com Cristo Resusscitado na Eucaristia; isto não é mais um peso, mas é luz para toda a semana. Nunca começar nem terminar um dia sem, pelo menos, um breve contato com Deus.
 E pra finalizar, ainda na mesma catequese, o nosso Papa Bento XVI cita uma passagem lindíssima de Santo Agostinho: Quando silencias, que seja por amor; quando falas, fala por amor; quando corriges, que seja por amor; quando perdoas, que seja por amor; haja em ti a raiz do amor, porque desta raiz só pode derivar o bem.
 
Pensemos nisso... 
 A todos e a todas um ótimo final de semana!