Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

O grãozinho de mostarda

Por irmã Maria Bernarda

Disse Jesus: “Se tivesses fé quanto um grãozinho de mostarda (Mt 17,20), direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá e ela se transportará...”. Conta-se de São Francisco de Paula que de fato obteve que a montanha cedesse lugar para construir um convento, mas não é coisa de todo dia... É coisa de santos... A enorme diferença entre o grãozinho e a montanha talvez sirva para nos mostrar a importância da fé. Fé é confiança absoluta, primeira das virtudes teologais; ou seja, condição indispensável para entrar em comunhão com Deus que Jesus, Verbo Encarnado, revelou ser nosso Pai.

Jesus exige a fé, louva quem demonstra ter fé. Quer que se acredite Nele. Ele é o Redentor, vindo ao mundo para salvar a humanidade, para dar-lhe a direção certa. A tendência humana das criaturas dotadas de razão é procurar satisfação imediata, satisfazer-se em tudo, a custo de pisar não somente sobre a compaixão, a solidariedade, mas até sobre a justiça.

Jesus louva e exige fé Nele porque é Ele que comunica vida, vida nova. Ele demonstra ser o Senhor: manda calar-se o vento, acalmar-se a tempestade, ressuscitar os mortos e ressuscitar-se a si mesmo. Jesus não veio para melhorar as coisas ou para dar possibilidades mais nobres, mas para unir-nos a Deus Criador e, conosco, todas as suas obras, todas as realidades.

Romano Guardini faz uma comparação bem sugestiva. Pensemos, ele diz, a um transatlântico colossal onde se encontram máquinas para todas as necessidades, com operários de todos os tipos: um pequeno mundo. No entanto, chega alguém que diz: vocês têm razão por querer fazer sempre melhor, preciso, porém, advertir que o navio está numa falsa direção e vai para a catástrofe.

O Senhor Jesus não entra no número dos filósofos para ensinar uma mais elevada doutrina, ou anunciar, com os moralistas, uma mais pura moralidade; ou penetrar mais profundamente no mistério da existência! Jesus quer orientar a existência em Deus e quer dar-nos a força necessária para não desviar.

“Crer significa ver e afirmar que Cristo é a Verdade: não alguém que ensina, mas que é a Verdade (Jo 14,6) e aprender com Ele”. Colocar-se a sua escola com o pensamento, com o coração, com o sentimento do justo e injusto, com tudo aquilo que forma o tecido da vida humana. Para quem tem fé a vida é criação de Deus que é Pai e Providência. A criatura é livre, mas vivente da força Dele.

Crer significa “conhecer-te a Ti, único Deus verdadeiro e Aquele que Tu enviaste, Jesus Cristo (Jo 17, 3)”. Quem O conhece e tem a alma aberta à verdade percebe-se arrastado pelo jovem Galileu que – um certo dia – apareceu a beira mar. Ninguém podia imaginar – que alguém pudesse amar – do jeito que Ele amava. Vamos ao seu encontro. Vamos anunciar seu Evangelho!