Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

O Espírito santo e nós

Esta pessoa de natureza divina...

Esta pessoa de natureza divina: o Espírito da Verdade ou o Espírito Santo é a fonte da santidade e luz da inteligência que habita em nós. Simples na essência, mas múltiplo nas manifestações de seu poder, está presente por inteiro em cada um, sem deixar de estar todo em todo lugar... Ele enche tudo com seu poder e se dá a comunicar na medida em que nos abrimos e acolhemos seus dons, ou seja, está disposto a nos dar a totalidade de sua graça, mas distribui na medida em que nossa disposição o permite.
Incomensurável por sua natureza, e completamente acessível por sua bondade: acomoda-se às estruturas dos seres que o recebem, dando a cada um o que necessita. Ele tem um só e mesmo modo de ser; mas, por vontade de Deus e pelos méritos de Cristo, produz efeitos diversos de modo que nós junto dele nos vamos completando uns ao outros, cada um com o dom que dele recebe e põe a serviço.
O Espírito Santo manifesta-se de modo diferente em cada um, mas permanece sempre igual a si mesmo, como está escrito: “A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum” (1Cor 12,5)
Cabe a nós acolhê-lo sempre com mais generosidade e frutificar seus dons em vista do bem comum. Ele vem para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar, iluminar... aquele que o recebe com generosidade em primeiro lugar, mas depois também a todos os outros que estão em contato com este “Templo do Espírito de Deus”, pois aquele que recebe o Espírito Santo, recebe na alma sua luz, a qual, enquanto luz se comunica por sua própria essência.
Lembremos sempre: somos TEMPLOS DE DEUS. Sejamos sempre mais iluminados e deixemos que o Espírito de Deus que está em nós ilumine a todos cada vez com mais liberdade.
Uma santa festa de Pentecostes para você, repleto do desejo do Espírito Santo!