Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

O advento e as cores das velas

“Na espera do povo, rogavas ao Pai também. Na fé, caminhando, chegaste a Belém!”

Na espera do povo, rogavas ao Pai também. Na fé, caminhando, chegaste a Belém!”

O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como se pode deduzir da própria palavra advento, originada do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de 2.000 anos com o nascimento de Jesus e, na segunda, a sua desejada manifestação no final dos tempos, quando Cristo vier em sua glória.
O simbolismo da coroa do Advento é muito bonito. O círculo, sem começo nem fim, e feito sempre na cor verde, representa a eternidade e a vida eterna encontrada em Cristo. As quatro velas representam as quatro semanas do advento, e seu acendimento progressivo expressa a expectativa e a esperança da vinda do Messias.
No dia 2 celebramos o 1º Domingo do Advento, onde acendemos a ‘vela verde’ que evoca os patriarcas e significa a esperança, um sentimento próprio do coração humano, onde acreditamos que o que virá será sempre bom, benéfico, verdadeiro e construtivo.
A segunda vela, branca, recorda os profetas e a paz. A terceira, lilás, representa João Batista e a alegria e, a quarta e última, vermelha, lembra a figura de Maria e a virtude do amor.
Então, esperamos com amor e preparamos o nosso coração para receber o Pequeno Menino que vem para fazer morada em nós! Levante-se, limpe, organize, arrume, perfume a casa do seu coração tirando tudo o que não pertence a ele, para que o Pequenino possa vir e o preenchê-lo totalmente com sua doçura, ternura e alegria.
Um abençoado final de semana a cada um e a cada uma. Ótimo descanso pessoal e um lindo amanhecer na graça de Nosso Senhor!