Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Natal

Natal! Tempo de festa, de encontro, de alegria!

Natal! Tempo de festa, de encontro, de alegria! Uma festa encantadora porque quando nasce uma criança numa família a alegria é grande e, quando nasce o Filho de Maria Santíssima, o céu se acende de luzes e ressoa o canto dos Anjos. A criação está em festa! Neste Ano de 2020 porém, em que encontros, abraços e beijos são virtuais. Que alegria, com a ameaça do coronavírus? Com o encontro e o abraço “virtual”? Virtual, nos diz o dicionário, significa “que poderá vir a ser”, então trata-se de ter paciência... A raiz da palavra é “vis”, que significa força, e “vir” que - para o povo latino – significava a força do homem, força varonil. A palavra derivada: virtude, sabemos que significa um hábito bom. Pessoa virtuosa é alguém que – de tanto repetir esse habito bom – assume uma segunda natureza, adquire facilidade para agir bem. Virtude é o contrário do vício: hábito mau que vem de tanto fazer coisas más como fumar e beber em excesso, usar a pestífera droga...
No Natal, os cristãos celebram o nascimento de Alguém que veio para salvar a humanidade: não somente dar um programa de vida que dá glória a Deus e paz às criaturas humanas, mas comunicar o Amor Criador de Deus que é Pai de infinita bondade. Infelizmente nem todas as criaturas humanas têm condições favoráveis para conhecer o Salvador. Jesus é Salvador não só porque ensina a verdade sobre o infinito mistério deste infinito Universo, mas porque conduz no caminho certo comunicando o Espírito Santo, que é força e luz para adquirir todas as virtudes. Não só: Ele mesmo as infunde em nossos corações.
Esperamos, então, com alegria, imensa alegria, este maravilhoso Menino reclinado na manjedoura que vem dar sua divina alegria à humanidade. Nós somos fáceis a desanimar se as coisas vão de um jeito que é ruim, perigoso, desagradável.
Precisamos ter FÉ Naquele que define a si mesmo como Bom Pastor e declara que veio dar vida e vida em abundância. De fato Ele venceu a morte para si e para nós. Antes de padecer recomenda ao Pai: “Guarda em teu Nome os que me deste” e “Como tu, Pai, estás em mim e Eu em Ti, que eles estejam em nós” (Jo 17, 11 e 21). Quando os Anjos cantaram a alegria do Universo porque nasceu o Salvador, os Pastores maravilhados e felizes foram até o berço de Jesus! Nós também vamos festejar Aquele que trouxe ao mundo a felicidade verdadeira. Dizer: Jesus é comunicar alegria, alegria profunda, verdadeira, satisfação grande como a do mercador que encontrou a pérola de imenso valor.
É verdade que é quase impossível encontrar uma imagem de Jesus sorrindo... mas somos nós que – impressionados pelo sofrimento da Cruz – projetamos a sombra dela sobre todo seu agir. Na realidade, a cruz é a última e mais possante demonstração do amor de Deus para conosco. A vida de Jesus foi um devolver a capacidade de rir a pessoas doentes, enlutadas, miseráveis. Anunciou com as Bem-aventuranças o Reino de Deus e, para pensar na Virgem sua Mãe, ela respondeu com o canto do Magnificat à sua missão. Santo e Feliz Natal!