Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Natal, festa da renovação

No meio dos enfeites natalinos, da alegria que sentimos nesta festa, há algo que nos está a dizer que o Natal não é só um festejo anual bonito, quanto algo único, transcendental para o ser humano.

No meio dos enfeites natalinos, da alegria que sentimos nesta festa, há algo que nos está a dizer que o Natal não é só um festejo anual bonito, quanto algo único, transcendental para o ser humano.
O Natal, nem tão sequer se reduz a uma lembrança saudosa do nascimento de Jesus em Belém após dois mil anos. Não, ele é um fato salvífico que se renova. Ouçamos o que diz São Beda:
“Todavia hoje, diariamente, até a consumação dos tempos, o Senhor é incessantemente concebido em Nazaré (que se traduz: flor) e dado à luz em Belém (isto é: Casa do pão): sempre que alguém escuta com fidelidade, tendo recebido em si a Flor da Palavra, se converte em uma Casa do Pão eterno. Dia após dia a Igreja, como Mãe de Deus, sobe após seu Mestre, desde a Galileia (que significa a roda giratória da vida mundana) à cidade da Judeia (região da fé e do louvor) para lá se fazer registrar no censo de sua consagração ao Rei Eternal. A Igreja é, pois, a imitação do seu Modelo – a bem-aventurada e sempre Virgem Maria –, ao mesmo tempo esposa e imaculada. Ela nos concebe do Espírito Santo, nos dá à luz como virgem sem dor” (Exp. em Lucas, 1,2. PL, 92,330D).
Isso tudo para, como aludi a oração do dia de Natal: “participar na vida divina” de Cristo. O pecado tinha sido para o homem, como apontava São Tomás, a “corrupção natural ao bem”, a “desviação da tendência à virtude que brota necessariamente da natureza racional” (p.93). Essa desordem de nosso homem velho é a que não poucas vezes nos faz desejar o que não fazemos, e fazer o que não desejamos (cf. Rm 7,15).
Vendo no presépio o verbo feito pequenino e envolto nos panos da mansidão e da humildade, Ele se converte para nós em centro integrador da pessoa humana mesma. Seu: “Eis que eu vim para fazer tua vontade” (Hb 10,7), faz retornar o ser humano à ordem perdida e, por isso, volta a Paz a nossas vidas; pois ela, como gostava definir Santo Agostinho, é “a tranquilidade da ordem”.
Esforcemos-nos por nos aproximamos realmente da manjedoura de Jesus, o abraçarmos, e sua salvação crescerá em nós. Que, pelo seu Nascimento, não estamos já “sob a Lei [mosaica], mas sob a Graça” (Rm 6, 14).
Almas de coração puro, como Francisco de Assis, souberam unir a contemplação de Jesus na Hóstia Eucarística com a representação piedosa e humilde do presépio. Desse modo, damos graças ao Pai por dom tão grande servindo-nos dos olhos da fé e dos sentidos do corpo. É o que fazia a Virgem nazarena, guardando no seu coração todos os mistérios de Jesus que via e vivia.
Convidamos os amigos a virem visitar nosso presépio no jardim do Mosteiro e desejamos a todos os queridos amigos e leitores d’O Florense um Natal de bênção e renovação de vida.