Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Mês Mariano em tempo pascal...

Maria tornou humano o Deus de majestade e viveu face a face com o próprio Deus, ensinando-o, enquanto mãe e aprendendo como perfeita discípula...

Maria tornou humano o Deus de majestade e viveu face a face com o próprio Deus, ensinando-o, enquanto mãe e aprendendo como perfeita discípula... Cristo colocou os valores eternos acima dos parentescos e de tudo que é transitório, e Maria também. Quando chegou a hora de ver o Filho partir ela consolou-se na fé, na esperança e na caridade, não ficou estagnada no passado nem tão pouco fez de sua vida um “muro de lamentações”... Quando o cotidiano se transforma em rotina, a vida torna-se uma tragédia que se arrasta. Faz-se impossível estabelecer-se no cotidiano. A atual cultura apresentada pelos meios de comunicação é ilusória.O mundo caminha no subjetivismo: “o que eu acho que é certo, é que é o certo!” Isto é uma grande ilusão e a ilusão é um fracasso, por causa dela, muitos andam decepcionados vida a fora. E a vida não se repete, agora é agora. Hoje é hoje. Precisamos descobrir o agora, viver o hoje. No domingo de páscoa renovamos as promessas do batismo: viver como novas criaturas, olhando para fora, para frente, para o alto! Juntar os dons de Deus, colhê-los, trabalhá-los, administrá-los para o crescimento!... Não nos movemos nem somos no ilusório. Devemos viver bem nas pequenas coisas para não procurar em outros lugares o que se “acha” que é a “felicidade”. Só o Evangelho pode ser o iluminador de nossas vidas e o caminho para a real felicidade. Adequar a vida ao outro, ao mundo, a partir do Evangelho integra a pessoa de maneira global, serena e feliz. A felicidade é um caminho que se vai fazendo no dia a dia, aproveitemos este mês mariano para caminharmos com a Mãe, ela pode com perfeição nos mostrar o caminho da bem aventurança. Vamos todos juntos, somos todos irmãos!
Irmã Maria Emanuele - Clarissa Capuchinha