Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Mãos à obra!

Conta uma antiga história que um funcionário estava para se aposentar e seu chefe lhe disse: - Amigo, antes que se vá desejo que me faça um último serviço. Peço que me construa mais uma casa. Aqui temos diversos tipos de material e você pode escolher aquele que se adequar melhor ao trabalho realizado.

Conta uma antiga história que um funcionário estava para se aposentar e seu chefe lhe disse:
- Amigo, antes que se vá desejo que me faça um último serviço. Peço que me construa mais uma casa. Aqui temos diversos tipos de material e você pode escolher aquele que se adequar melhor ao trabalho realizado.
O funcionário pensou:
- Farei o mais rápido possível e depois me mando!
Pegou então um material de segunda e rapidamente fez o serviço, sem se preocupar com os pormenores da construção. Ao terminar seu indigno serviço, juntou suas coisas e foi se despedir do patrão.
Este então lhe disse:
- Amigo, eu realmente gosto de você, e seu serviço durante todos esses anos foi de muita valia para mim, então queria agradecer de alguma forma. Como sei que fez um trabalho perfeito, quero presenteá-lo com essa casa construída pelas suas próprias mãos.
E o homem, estarrecido, arrependeu-se de ter feito um trabalho tão mal acabado...
Moral da história: aquilo que pensamos fazer ao outro(a) é a nós mesmo que fazemos em primeiro lugar. E isso serve tanto para as coisas boas, como para aquelas piores. O ciúme, a inveja, a indiferença e as palavras maldosas atingem primeiro quem sente, e mesmo que cause algum dano a outra pessoa, corrói antes quem as alimentou.
Mas o Bem vem de mansinho, como uma força curadora de dentro para fora, sanando, transformando, aperfeiçoando ideias, pensamentos, sentimentos e ações. O Bem Maior, no qual damos o nome de Amor, Caridade, se estiver realmente presente em nosso interior, nos converterá realmente em seres humanos cada vez melhores, e sempre mais “humanos”. “Atualmente permanecem estas três coisas: fé, esperança, caridade. Mas a maior delas é a caridade” (I Cor. 13,13).
Deus sempre fornece um material de primeira, mas infelizmente por dar tanto trabalho em construir, opta-se pelo de segunda fornecido pelas nossas limitações, mais fácil, rápido e pouco duradouro... No entanto, mesmo não escolhendo o material divino, Deus transforma aquele que escolhemos em algo de valor, pelo grande Amor que nutre por cada um de seus filhos e filhas. Então, pessoal, mãos à obra!
Um grande e carinhoso abraço a todos e todas. Contem sempre com nossas humildes Orações. Ótimo final de semana!