Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Levanta-te e toma o caminho da grande cidade!

Jesus inicia sua “Vida Pública” anunciando que o “Reino de Deus” já chegou!

Celebrar a Eucaristia dominical significa deixar-se envolver pelo Mistério da Morte e da Ressurreição de Jesus. Celebrar não um cumprimento de um dever; e deixar-se envolver pelo mistério da entrega pessoal de Jesus para nossa salvação. É na celebração da Eucaristia que nós somos salvos!
Jesus inicia sua “Vida Pública” anunciando que o “Reino de Deus” já chegou! E Paulo recorda-nos que “o tempo está abreviado (...) e a figura deste mundo passa!”. Nós somos peregrinos e “não temos cidade permanente neste mundo, mas vamos a caminho da futura!”
O profeta Jonas recebeu a missão de avisar a grande cidade de Nínive que seus dias estavam contados! Se não se convertesse, ela seria destruída!  Missão urgente e resultado maravilhoso; embora pagã, ela se converteu e foi salva!
São Paulo fala da volta iminente de Jesus e de nossa vida provisória sobre a terra!
Como tudo passa e passa tão rápido, devemos viver com intensidade nossa vida cristã, sem nos amarrar demais com este mundo passageiro!
Jesus chama um grupo de discípulos, colaboradores imediatos em sua obra missionária. Chamou os Apóstolos e continua convocando colaboradores. Você não seria um deles?
A vida humana do peregrino não pode fixar-se ao longo do caminho, mas deve dirigir-se ao destino final. Nós somos peregrinos sobre terra, e destinados para a vida eterna! Jesus afirma que o Reino de Deus está próximo e que devemos converter-nos e crer no Evangelho. A fala de Jesus é atual, é para cada um de nós! Não nos imaginemos eternos sobre a terra; somos peregrinos e a figura deste mundo passa logo!
Vivemos o tempo da urgência, da pressa de Jesus! Ele precisa de operários para continuar sua obra convertendo o mundo todo, inclusive, o mundo pagão como o da cidade de Nínive. Discípulos missionários de Jesus que não cansam e nem adiam o anúncio profético da penitência e da conversão necessárias para ser salvo!
A Carta de Paulo aos Coríntios deixa-nos a impressão que devemos sacrificar tudo o que é bom na vida! Não é verdade! Ele, apenas, nos pede para sermos razoáveis com a realidade da vida cotidiana: viver como quem sabe que seu destino é a vida eterna. Portanto, viver com dignidade, respeito e sem fazer dos valores temporais valores absolutos. O prazer escraviza; o bom gosto liberta e torna prazerosa a vida humana. 
Neste tempo de pandemia, viver com dignidade é respeitar também a vida do outro. Cuidar das pessoas com quem se precisa entrar em contato, não aglomerar, higienizar as coisas antes de levar para dentro de casa e para o contato com a família. Não espalhar fake News, nem agir como tolo repetindo a palavra de ignorantes que desprezam a ciência que é dom de Deus. Por fim tomar a vacina e imunizar-se buscando o que dá glória a Deus que é amar-se a si e ao próximo.