Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Houve um homem enviado por Deus

João, o predestinado a preparar o coração do povo para acolher o Messias, indica o fim do tempo da espera

Está chegando São João! A Festa da Natividade de São João Batista é uma festa de alegria para a Igreja, pois Deus cumpre com sua promessa e envia o precursor, aquele que prepara os caminhos do Messias (enviado) que nos vai salvar! 
Deus o chamou antes mesmo de nascer; João, o predestinado a preparar o coração do povo para acolher o Messias, indica o fim do tempo da espera, um novo tempo, tempo de alegria: o Messias está perto. Ele aplaina os caminhos e facilita a sua chegada!
Acolher a salvação não era destino para os antigos, apenas; é proposta para cada um de nós! Entre os destinados do anúncio estamos nós! Como é que nós acolhemos a palavra de Deus? Para os que tem medo Jesus diz: “Não tenhais medo dos homens (…) Eu venci a morte e o mundo!”.
Ao contemplar e meditar o nascimento de João Batista, percebemos que Deus o santifica ainda no seio de sua mãe, Isabel, e todos se perguntam a respeito de seu destino: “Que virá a ser este menino?” 
Aquele povo, logo, se pergunta a respeito dos caminhos de Deus para João Batista. E nós, como procedemos quando recebemos um filho? Ele é mais propriedade nossa que escolhido por Deus e destinado a uma missão!
Nós também nascemos um dia, saímos da barriga de nossa mãe. Será que alguém se perguntou a respeito de nosso destino? Qual será o destino para o filho que Deus nos concedeu? Não nos apropriemos dos direitos de Deus! Ele é nosso criador e Senhor!
Você, também, pode ser um “precursor de Deus”, um “João Batista” que prepara os caminhos de Deus no coração do povo de nosso tempo, a começar, pelo coração de seus próprios filhos! Não nos preocupemos com o time para quem nosso filho vai torcer; procuremos saber qual o destino que Deus preparou para ele!
Por fim, não pense que pregar a palavra de Deus seja missão apenas dos outros! Esta missão é, também, sua. Seja um fiel precursor de Deus no coração de seu povo, de seu próximo e de sua família.
Nascemos para ser discípulos de Cristo, mesmo que o medo, por vezes, nos visite. Porque ser discípulo é exigente: os discípulos precisam seguir as pegadas de Cristo no caminho da perseguição. “O discípulo não é maior que seu mestre! Se perseguiram o mestre, não deixarão em paz seus discípulos!” (Mt 10,24-25). 
Os discípulos de Jesus foram perseguidos desde o início e continuamos sendo perseguidos até os dias atuais! 
A proposta de Jesus é para além do tempo presente: Ele venceu o pecado, o mundo e a morte, e Ele, e somente Ele, pode restituir-nos a vida divina de filhos de Deus!
 “Não tenhais medo!”, é o que diz o Evangelho deste domingo, dia 25. Muitos são nossos medos: medo da morte, da enfermidade, da depressão, de perder o emprego e passar fome, medo da violência no mundo atual… Medo dos poderosos de todo o tipo!
“Não tenhais medo, Eu venci o mundo, a morte e o inferno” (Jo 16,33). 
“Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).