Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Francisco, ensina-nos o caminho da fraternidade!

O vento do Espírito sopra para aonde quiser...
A Igreja precisa que seus filhos se voltem mais para Jesus Cristo. Acreditamos que o papa escolhido é aquele que mais convém neste momento histórico. Que surpresa! O cardeal Bergoglio não era uma personalidade, não era um favorito, foi eleito fora do senso comum... Ora, mais uma vez podemos concluir que os pensamentos de Deus não são como os das criaturas!
O papa Francisco, com grande simplicidade, deu uma mensagem forte. Com o nome e com as suas primeiras palavras chama todo povo de Deus à humildade e à fraternidade: “Agora começamos este caminho, bispo e povo, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, por todo mundo, para que seja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho da Igreja que hoje começamos seja frutuoso para a evangelização desta bela cidade. Peço um favor a vocês: antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe. Em silêncio, façam esta oração sobre mim”.
Jesus Cristo, ontem hoje e sempre
Na Idade Média Deus suscitou dois santos para a reforma da Igreja: São Domingos e São Francisco. São Domingos (e seus seguidores) foi o pregador da doutrina, era necessário, naquele momento, alguém que ‘colocasse em ordem o conteúdo da fé’. São Francisco (e os franciscanos) foi o pregador da conversão. Pregavam com o exemplo que pouca coisa é necessária e que o bem pleno é Deus.
Tantos séculos se passaram e percebemos que o ser humano evoluiu, e muito, tecnicamente, cientificamente. Porém, não psiquicamente ou comportamentalmente... É sempre tempo de recomeçar, de reformar... E podemos pensar com muita esperança que num primeiro momento o Espírito Santo suscitou Bento XVI; este veio como um pilar da doutrina, uma baliza para as coisas da fé.
E agora nos dá Francisco! O qual deve estar vindo em busca da superação da secularização e, portanto, da conversão do povo de Deus, a partir do interior da Igreja. Como o Santo Padre Francisco nos pediu, rezemos uns pelos outros para que possamos tornar concreto o sonho de Deus: participarmos da existência divina!
Estamos em retiro sob a orientação de dom Ângelo, por isso qualquer semelhança não é mera coincidência... Paz e bem!