Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Falar com sabedoria, ensinar com amor

O cartaz da Campanha da Fraternidade é muito expressivo

O cartaz da Campanha da Fraternidade é muito expressivo. O tema é ultra importante, fundamental na vida social: a mulher, que pode bem representar a humanidade toda, prostrada na sua aflição e vergonha e o Redentor inclinado, escrevendo no chão. O que escreveu o Senhor Jesus? O Evangelho de João (8,1 a 11) não diz, mas é tão importante, fundamental, a ação do nosso Salvador e para a Campanha da Fraternidade não podia ser escolhido tema melhor. “O mundo perdeu o caminho da Paz... adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, alimentamos a agressividade... dilaceramos com a guerra o jardim da terra...”.  Aos Fariseus não interessava o destino da mulher, interessava poder acusar o Senhor... Mas o Senhor ensina com amor e manifesta sua sabedoria. Ele, que por amor assumiu a inimaginável dor e a infâmia da cruz! Também no livro da Crônica encontramos a exortação: “abre a boca com sabedoria, e sua língua ensina com bondade”. Os Fariseus, amarrados nos seus interesses, cheios de orgulho, não conseguiam aceitar a evidência dos fatos. Se escandalizavam com Jesus que dizia Deus ser seu Pai. Da Galileia não podia vir nada de bom... (Mas Jesus tinha nascido em Belém, a cidade de Davi, e sabiam que o Messias seria da   estirpe de Davi). Jesus resolve a armadilha dos Fariseus convidando “quem for sem pecado, a atirar a primeira pedra”. Os acusadores se retiram, diz o Evangelho, começando dos mais idosos. Com amor e sabedoria Jesus fez que todos reconhecessem que cada um levava consigo erros e pecados. À mulher Ele diz: “Nem eu te condeno, mas não peques mais”. É um convite a testemunhar a bondade de Deus, a tornar-se mensageiros de perdão e paz! Diz o Bispo Dom Pedro: “É maravilhoso ficar encantado com as belezas da natureza e os frutos da fraternidade e da paz. É urgente nos educarmos ao respeito das diversidades, à tolerância, ao diálogo e à colaboração fraterna. Não podemos nos conformar com a destruição, a exploração dos recursos naturais até a exaustão, ao consumo desenfreado, ao abismo que continua separando os que podem esbanjar milhões daqueles que morrem de fome. Hoje a ‘sabedoria’ só pode ter o gosto do encontro, da acolhida, da compaixão com quem sofre, da busca conjunta de novos caminhos de paz. A educação para a fraternidade é sempre um desafio, uma missão e uma aprendizagem ao mesmo tempo. Mas vale a pena”.
É muito bom, necessário, considerar e refletir sobre o cartaz da Fraternidade deste ano. É muito bom ler e meditar com Jesus... O que Ele escreveu...? De qualquer jeito a mensagem que podemos tirar é bem clara, forte e nos leva a refletir sobre outra mensagem: a da cruz, a do amor que salva, do amor que dá a vida para o maravilhoso, grandioso acontecimento da ressurreição!