Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Eu sou a videira, a verdade e a vida: vóis sois os ramos.

Ser cristão não significa fidelidade no cumprimento de deveres, mas é participar da vida divina de Filho amado de Deus Pai.

Irmãos e irmãs, qual é nossa relação diária com Cristo? Seria suficiente encontrar-nos com Ele apenas no domingo, cumprindo nosso ‘dever’ de assistir à missa aos domingos e dias santos de guarda? Se o ramo de uma árvore não permanecer unido dia e noite com o tronco, com certeza ele seca, morre e será destinado ao fogo.
Nós somos ramos da verdadeira videira, Cristo! Se não permanecermos unidos a Ele, dia e noite, vamos secar como ramos destinados ao fogo. Nem pensar em frutos... É questão de vida ou morte. Ser cristão não significa fidelidade no cumprimento de deveres, mas é participar da vida divina de Filho amado de Deus Pai. Não basta conhecer o catecismo e observar os mandamentos, mas conservar a vida divina atuante em nossa vida cotidiana.
Ser discípulo missionário de Jesus significa estar apaixonado por Ele, escutá-lo diariamente lendo e meditando sua Palavra e falar d’Ele a todo mundo. Jesus é a paixão do discípulo missionário, o qual precisa anunciá-lo a todos como único caminho de salvação. Jesus se apresenta como a videira verdadeira, mas o Pai é o sábio agricultor que poda a videira para garantir-lhe frutos abundantes e melhores. De fato, a poda não é um sacrifício, mas é garantia de frutificação e de vida para a própria videira.
Videira que não é podada torna-se selvagem e morre em poucos anos. A poda do Pai (provação) não é um sacrifício, mas um benefício. Sejamos gratos pelas provações que nos fazem viver mais e frutificar melhor. Jesus é a videira e sem Ele nada poderemos produzir de bom. Sem a seiva divina (a graça), nosso trabalho produzirá frutos amargos e frustrantes.