Irmãs Clarissas Capuchinhas

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Conversando Com Você

As Irmãs Clarissas vieram ao Brasil a convite dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Chegaram aos 21 de janeiro de 1979. Ficaram hospedadas com as Irmãs Clarissas de Porto Alegre por alguns dias e em 1º de fevereiro deste ano foram morar em uma casa na cidade de Caxias do Sul até que o Mosteiro fosse habitável. Em outubro de 1981, mesmo sem a conclusão do Mosteiro, as Irmãs vieram para Flores da Cunha.

Contatos

Enviai vosso Espírito Senhor e toda a face da terra renovai.

O Espírito Santo é a garantia da paz e da iluminação para os discípulos de Jesus.

Neste final de semana celebramos a Festa do Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja reunida no Cenáculo com a Virgem Maria. O Espírito Santo veio para testemunhar Jesus: “Sereis minhas testemunhas até os confins do universo”. Neste momento a História da Igreja passou a ser conduzida pelo Espírito Santo. Os apóstolos, conscientes desta parceria, em suas decisões afirmam: “Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós”. Mas quem é mesmo o Espírito Santo? Como age no mundo, na Igreja e em nossa vida?
O Espírito Santo é a garantia da paz e da iluminação para os discípulos de Jesus. Ele nos conduz no cumprimento da missão recebida de Jesus (Jo 20,19-23). O Espírito Santo, silenciosamente, age na Igreja e no coração dos fiéis, pois, cabe a Ele recordar e explicar todas as Palavras de Jesus. Sem o Espírito Santo a Igreja permanece nas trevas da ignorância e, porque não, nas trevas do pecado (1Co 12,3-13).
O Espírito Santo não é um terceiro Deus, mas é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Ele pairou sobre a criação do universo e pôs ordem e iluminação na confusão inicial (Gn 1,25). Ele é luz inconfundível, é água cristalina... Ele é a paz!
O Salmo garante que se o Espírito do Senhor for retirado o universo, tudo volta ao pó inicial. Mas o Espírito restitui o respiro e tudo volta à vida nova. O mundo atual precisa de um novo sopro do Espírito para viver novamente uma vida em dignidade. Quando o Espírito está presente numa comunidade, em uma família, embora diversa em capacidades e talentos, prevalece a unidade.
O Espírito Santo é como a alma para o corpo, ornado de muitos membros, mas sobrevive na unidade alimentando positivamente a vida. Quando a unidade está ausente, cada um pensa e decide por si, o Espírito se retira, pois não há lugar para Ele. Peçamos, pois, que venha o Espírito Santo em nossas comunidades, em nossos lares, em nosso Brasil. Para que tenhamos vida e vida em abundância.